Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

31 agosto 2010

Dia da Escuta 2010



Aconteceu no dia 29 de agosto de 2010 "O Dia da escuta", quando as Fraternidade Regional Sudeste 2 participou da Visita à Colônia de Hansenianos, de Itaboraí (RJ). O encontro contou com a participação de aproximadamente cem irmãos e irmãs das seguintes Fraternidades: São Roque, de Nova Friburgo; VOT São Francisco da Penitência, da Tijuca, Rio de Janeiro; São Sebastião, da Tijuca, Rio de Janeiro; Santo Antônio, do Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro; São Francisco da Penitência, do Rio Comprido, Rio de Janeiro; VOT de São Francisco da Penitência, de Cabo Frio - RJ; Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria – Niterói (RJ); Nossa Senhora das Graças, de São Gonçalo (RJ); Nossa Senhora de Fátima, de São Gonçalo (RJ); Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Nilópolis (RJ); Santo Antônio, de Nova Iguaçu (RJ); São Francisco das Chagas, de Comendador Soares - Nova Iguaçu (RJ); São João de Meriti , de São João de Meriti (RJ); Fraternidade em Formação Mãe da Divina Providência, de Cachoeiro de Itapemirim (ES); Grupo de Espiritualidade Franciscana do Engenho de Dentro, Rio de jJneiro (RJ).

Iniciamos participando da Celebração Eucarística que foi presidida pelo frei Luís Colossi, OFM, na capela Nossa Senhora Aparecida. Também estavam presentes os seminaristas do Seminário São José e Frades estudantes de Petrópolis que ali regularmente prestam seu serviço dominical.

Depois de partilharmos um gostoso café fraterno e em seguida iniciamos as visitas aos internos nas enfermarias e nas casas da Colônia em grupos e acompanhado pelos seminaristas e frades, onde tivemos oportunidade de ouvir as experiências de vida de cada interno visitado.

Nossos irmãos e irmãs das Fraternidades levaram uma pequena oferta constituída de pomada Fibrase, gaze e ataduras, material de limpesa entre outros produtos.

Após o almoço partilhado, frei Colossi deu-nos algumas informações sobre a hanseníase,como é o tratamento, como se contrai, como funciona a Colônia e os problemas enfrentados pelos hansenianos, falou sobre sua experiência, respondeu as perguntas dos irmãos e irmãs e os ouviu sobre a experiência vivida durante as visitas.

Em seguida agradecemos a Frei Colossi, aos frades Estudantes e aos seminaristas pelo acolhimento e pela disponibilidade, pela oportunidade de mais uma vez estar juntos nesse “Dia da Escuta” pela oportunidade de cada um de nós estár retornando às origens do nosso Carisma Franciscano, onde todos retornam para às sua casas e fraternidades revigorados. Por volta das 15:30, frei Luiz Colossi deu-nos a benção, encerrando o encontro.

Arion Silva
Vice-Ministro Regional




Nenhum comentário: