Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

02 agosto 2010

Conclusões do Encontro de Conselhos do Segundo Distrito



No sábado 24 de julho de 2010 reuniram-se em Quissamã (RJ) os Conselhos das Fraternidades do Segundo Distrito do Regional Sudeste 2, com representação das 8 Fraternidades que o constituem, assim como das Fraternidades São José, de Viana (ES), e Nossa Senhora da Penha, de Vila Velha (ES) - ambas do Quarto Distrito experimental.

Após reflexão em grupos, por função, os participantes apontaram como estão as suas Fraternidades; como gostariam que estivessem e apresentaram propostas para transformá-las, aproximando-as, cada vez mais, daquilo que é desejado.

No plenário final, se concluiu que:

Identificou-se que Fraternidades algumas vezes estão: acomodadas, fechadas e auto-suficientes; descompromissadas com a pertença à OFS; com excesso de atividades pastorais em detrimento da participação nas reuniões e nos eventos franciscanos, com ausências sem qualquer justificativa; sem consciência da corresponsabilidade financeira e da responsabilidade para com os irmãos do SEI.

O desejo manifestado foi de que as Fraternidades sejam: participativas, conscientes de seu papel transformador, tanto na Igreja como na sociedade; responsáveis e solícitas com a vida fraterna; alegres; unidas; acolhedoras; com mais espiritualidade; com a presença de mais jovens; reencantada com os ideais franciscanos, compreendendo sua corresponsabilidade financeira e sendo mensageiras de paz e bem, como discípulas e missionárias. Um desejo muito forte é que todas possam contar com Assistência Espiritual efetiva, que se manifeste na presença e no cuidado com cada irmão, cada irmã e com a Fraternidade, em suas reuniões gerais e de Conselho, o que constitui algo mais abrangente e profundo que as homilias.

Para promover o revigoramento das reuniões e da vida fraterna - prioridade nacional - foram apresentadas propostas do que se pode fazer para o reencantamento pelo carisma franciscano secular:

. Mais dinâmicas nas reuniões e na vivência fraterna.

. Investir na formação, em todos os níveis, trabalhando, conforme os nossos documentos, na formação humana, cristã e franciscana e promovendo a afetividade.

. Conscientizar-nos, cada vez mais sobre o compromisso assumido na Profissão, dando prioridade à OFS.

. Dar testemunho de vida.

. Comunicação mais efetiva, utilizando todos os recursos disponíveis: visitas, envio de cartas e cartões, telefonemas, e-mails, blogs, jornais e boletins, murais de recados, etc...

. Utilização da música como elemento motivador, procurando conhecer e cantar músicas franciscanas, especialmente as elaboradas por nós.

. Fazer constantemente autocrítica, além dos Capítulos Avaliativos.

Helio Gouvêa
Ministro Regional

Nenhum comentário: