Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

23 agosto 2010

Sétimo Encontro de Fraternidades do Espírito Santo


No último dia 15 de agosto, as fraternidades Sagrado Coração de Jesus (Colatina), Nossa Senhora da Penha (Vila Velha), São José (Viana), Nossa Senhora dos Anjos (Santa Tereza) e a fraternidade anfitriã Mãe da Divina Providência (Cachoeiro do Itapemirim) - assim como irmãos da Fraternidade de JUFRA em formação de Vila Velha (ES) - reuniram-se para celebrar a vida.

O dia começou com uma animada acolhida promovida pela comunidade paroquial, São Francisco de Assis de Cachoeiro do Itapemirim; em seguida foi servido um maravilhoso café da manhã. O irmão Ernane, coordenador do 2º distrito, animou e apresentou as fraternidades.

O assistente regional frei Carlos Quinelato, OFMConv, partilhou com os irmãos uma reflexão sobre o Crucifixo de São Damião e tornou o ambiente ainda mais acolhedor com uma réplica de tamanho original do crucifixo.

Nossa irmã Daisy, Coordenadora Regional de Formação, trabalhou o revigoramento das fraternidades, uma diretriz do Capítulo Nacional de Manaus.

Participamos da Santa Missa, presidida pelo Padre Joel, pároco da Igreja local Senhor dos Passos e celebramos a Assunção de nossa Senhora. Recebemos ótimos conselhos para difundir o carisma de Francisco e Clara de Assis.

Após o almoço as fraternidades apresentaram pequenas encenações sobre os temas:

Chamados a construir um mundo mais fraterno e evangélico - Fraternidade São José
Exercer funções com responsabilidade - Fraternidade Sagrado Coração de Jesus
Exercer funções com competência profissional - Fraternidade Nossa Senhora da Penha
Exercer funções com espírito cristão de serviço - Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos
Exercer funções com verdadeira humildade - Fraternidade Mãe da Divina Providência

Encerramos este encontro, repleto da presença do Espírito Santo e do Crucifixo de São Damião, certos da responsabilidade que temos como franciscanos e como fraternidade de realizar ações concretas em nossa sociedade.

Ao despedirmo-nos, a Fraternidade São José, convidou a todos para no próximo ano se reencontrarem em Viana.

Frei Carlos abençoou a fraternidade acolhedora, Mãe da Divina Providência, e a todos os presentes para um bom retorno aos seus lares.


Helio Gouvêa
Ministro Regional







Nenhum comentário: