Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

06 setembro 2010

Jardim Primavera - Fraternidade em formação realiza retiro

No dia 28 de agosto aconteceu o Retiro Espiritual de preparação para a profissão solene dos irmãos da fraternidade secular em formação Santa Clara de Assis, de Jardim Primavera, em Duque de Caxias (RJ). Participaram deste retiro dezesseis irmãos formandos.

Numa manhã ainda nublada, de clima confortável, iniciamos nosso retiro no Sítio São Francisco de Assis dos Frades Menores em Taquara, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias (RJ). Com uma breve oração, pedimos a bênção sobre os alimentos e partilhamos um saboroso café da manhã. Em meio a muito verde e ao som de água corrente, que embalou todo o nosso dia, iniciamos nosso retiro com uma dança sagrada pedindo a Paz do Senhor, seguido do ofício da manhã em memória da Virgem Maria. A convite do formador, nosso irmão Hélio Gouvêa, ministro regional, conduziu toda a parte da manhã. Além de um momento de reflexão, seguiu-se de um deserto dois a dois, finalizando com uma frutuosa partilha. Estes momentos foram intercalados por dinâmicas musicais promovidas por nossa irmã Maria Tereza Ribeiro, que também nos acompanhou durante todo o retiro. Finalizamos este primeiro momento entoando o Ângelus e partilhando o almoço. À tarde, recebemos o querido assistente, Frei Gilson Kammer OFM, que de modo muito claro, conduziu uma reflexão sobre alguns pontos importantes do nosso carisma franciscano. Nosso retiro foi encerrado com uma belíssima Celebração da Palavra com a comunhão Eucarística.

Apesar do cansaço, saímos deste retiro muito felizes e edificados. Pelos rostos dos nossos irmãos, cremos que atingimos nosso objetivo, preparando-os para este momento ímpar em suas vidas: quando, diante do Senhor e dos irmãos, abraçarem definitivamente a vida de penitência como irmãos seculares no próximo dia nove de outubro.

Ernane Mello, OFS – formador




Nenhum comentário: