Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

19 agosto 2010

Homenagem ao Frei Alberto Beckhäuser pelos seus 75 anos de vida

"Foi realizada nesta quarta-feira, dia 18, no Instituto Teológico Franciscano, uma bela homenagem a Frei Alberto Beckhäuser [OFM] , pelos seus 75 anos de vida, comemorados neste ano. Contando com a presença do bispo diocesano de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, de padres da Diocese, de religiosas, de confrades da cidade e região e de membros do povo de Deus que participam da comunidade de fé onde Frei Alberto mantém sua atividade pastoral, o evento prestou o grande reconhecimento e carinho dedicados a ele por todos estes anos de entrega total ao serviço da Igreja.

Logo no início da celebração, após a acolhida do diretor do ITF, Frei Sandro Roberto da Costa, todos assistiram a um vídeo que percorreu a vida do homenageado, desde seu nascimento em Forquilhinha-SC, passando pelos anos de formação religiosa, até hoje. Já ali todos puderam entender a importância do papel que Frei Alberto desempenhou na história da Igreja no Brasil, atuando como conferencista, assistente espiritual da OFS, das Clarissas e de outras congregações femininas, escritor, pastor e professor.

Afetuosas palavras também lhe foram dirigidas por diversas pessoas, cujas vidas foram marcadas por Frei Alberto: o irmão Paulo Machado, da OFS; Frei José Ariovaldo da Silva, seu ex-aluno e atualmente amigo e companheiro acadêmico na cadeira de Liturgia. Frei Ariovaldo relembrou a todos o papel decisivo de Frei Alberto na tradução e aplicação da reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II aqui no Brasil. Frei Antônio Moser e Frei Ludovico Garmus, companheiros desde os primeiros anos de formação na Ordem, Frei Laurindo, em nome dos alunos, e Dom Filippo também fizeram suas homenagens.
Professora Carmen Felicetti, presidente da Academia Petropolitana de Letras, também elencou todo o trabalho acadêmico e editorial de Frei Alberto: 29 livros escritos, seis livros escritos em coautoria, 208 artigos, 16 livros como colaborador, 29 coleções como revisor. Como ela disse, estes números já falam por si da capacidade do homenageado. “A Academia muito se honra por tê-lo em seus quadros”, disse Professora Carmen.

Frei Alberto também dirigiu breves palavras aos presentes, agradecendo a todos pela celebração. Falou sobre as possibilidades da liturgia celebrada pelo povo de Deus hoje e sobre a vida religiosa. Em resumo ao seu trabalho ele diz: “Assumi, como minha tarefa, contribuir com a aceitação e acolhimento do espírito e da espiritualidade da Sagrada Liturgia do Vaticano II pelo povo de Deus”. Quanto àquela noite, ele diz: “De fato, não basta viver apenas, mas também celebrar a vida”.

A noite foi animada também pelo coral dos Meninos Cantores de Petrópolis, os Canarinhos, coral que o próprio Frei Alberto, em dado momento de sua vida, dirigiu durante quatro em substituição a Frei Leto, diretor da época".

Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM
Site do Instituto Teológico Franciscano

Nenhum comentário: