Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

09 agosto 2010

Encontro de Conselhos do Primeiro Distrito



CONCLUSÕES DO ENCONTRO

Sábado, 08 de agosto de 2010, reuniram-se os Conselhos das Fraternidades do Primeiro Distrito do Regional Sudeste II, havendo representação de 11 Fraternidades, das 12 que o constituem. O Encontro foi realizado da sede da Fraternidade São Francisco de Assis (Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ) e, como o encontro do 2º Distrito, teve como tema "Fraternidades: Nossas Riquezas".

Após reflexão em grupos, por função, os participantes apontaram como estão as suas Fraternidades; como gostariam que estivessem e apresentaram propostas para transformá-las, aproximando-as, cada vez mais, daquilo que é desejado.

No plenário final, se concluiu que:

As Fraternidades, no momento: embora se mantenham perseverantes na vocação abraçada, alegres e acolhedoras, estão acomodadas, pouco participativas, com pouca visibilidade social e eclesial. “Muito se fala e pouco se faz”; descompromissadas com a pertença à OFS, tanto na Fraternidade Local, como Regional; falta humildade, assiduidade e pontualidade e só um pequeno grupo trabalha; há muitos irmãos faltosos e a média de idade é alta, com entrada de pouquíssimas vocações, necessárias à renovação; sem consciência da corresponsabilidade financeira, sendo afirmado por algumas que não se pode falar em dinheiro; o tempo para reflexão e outras atividades é pequeno e a formação precária, sem projetos claros e objetivos e sem interesse no crescimento da Fraternidade; não há JUFRA constituída no Distrito; se faz necessária a presença de Assistentes, desempenhando, verdadeiramente, a Assistência, embora tenha sido declarado por algumas Fraternidades, que seus Assistentes são maravilhosos e que dão a Formação; a falta de sede própria ou de um local fixo, dificultam as reuniões, em algumas Fraternidades.

O desejo manifestado foi de que as Fraternidades: sejam participativas, que haja perseverança de todos os professos, com consciência da corresponsabilidade financeira e compromisso com o carisma franciscano; presença de mais irmãos e irmãs e de novas vocações; empenho na formação de JUFRAs locais; maior tempo para reflexões, com a Formação sendo feita, mensalmente, de acordo com o Projeto Regional; mais entrosamento dos Conselhos e constituição de uma verdadeira equipe de formação, que se reúna para estudar e preparar os temas. Um desejo muito forte é que nos cuidemos como irmãos e irmãs; que tenhamos mais momentos de oração e que haja uma presença da Assistência Espiritual em todas as Fraternidades. Enfim, que as Fraternidades possam ser mais autênticas, testemunhando, com autonomia, o carisma franciscano secular, para atrair novas vocações.

Para promover o revigoramento das reuniões e da vida fraterna - prioridade nacional - foram apresentadas propostas do que se pode fazer para o reencantamento pelo carisma franciscano secular:

. Ser exemplo, cumprindo com nossos deveres de professos/professas.

. Mais dinâmicas nas reuniões e na vivência fraterna, com distribuição de tarefas.

. Realização de serviços franciscanos, em grupos de dois ou mais, dando visibilidade à OFS.

. Trabalho de conscientização sobre a corresponsabilidade financeira, promovendo levantamento de recursos, através de: eventos, rifas, bazar, etc. e/ ou estabelecendo contribuição mensal fixa.



Nenhum comentário: