Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

10 maio 2010

Fraternidade promove devoção franciscana em Nilópolis


A Fraternidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Nilópolis (RJ), se reuniu no sábado dia 08 de maio para rezar em conjunto, pela primeira vez, a Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora - uma devoção à Maria tipicamente franciscana.

Após o seu último Capítulo Eletivo, os irmãos e irmãs da Fraternidade acolheram a proposta do novo Conselho local de realizar um encontro intermediário aos encontros mensais do terceiro domingo, sempre na casa de um dos irmãos da Fraternidade ou de quem solicitar uma visita. E o primeiro encontro foi realizado na casa da irmã Raimunda dos Santos, Tesoureira da Fraternidade, exatamente no dia em que ela celebrava o seu aniversário.


Foi uma tarde muito intensa e prazerosa. A Fraternidade se alegrou em começar essa nova experiência e celebrar a vida de sua irmã junto de seus familiares e amigos. Muitos dos presentes eram membros da Comunidade Santo Antônio da paróquia Nossa Senhora da Conceição; e foram convidados a conhecer melhor o carisma franciscano na Matriz, onde se reúne a Fraternidade. Algumas integrantes da Legião de Maria se surpreenderam que a Coroa Franciscana em devoção à Nossa Senhora existe no Brasil há mais de 450 anos.

A devoção às alegrias de Maria e da coroa franciscana, teve sua origem no ano de 1422, segundo o Fr. Lucas Wadding - historiador franciscano. No Brasil, essa devoção teria chegado com o frade franciscano espanhol Pedro Palácios, no Espírito Santo, em outubro de 1558, quando trouxe consigo o painel de Nossa Senhora das Alegrias que se encontra hoje conservado no Convento da Penha, em Vila Velha (ES).

O próximo encontro com a reza da Coroa Franciscana pela Fraternidade será realizado no início de junho.

Nenhum comentário: