Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

14 abril 2011

Retiro da Fraternidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Nilópolis

No Domingo dia 03 de abril de 2011, a Fraternidade Franciscana Secular 'Nossa Senhora da Imaculada Conceição', de Nilópolis (RJ), realizou o seu Capítulo Avaliativo anual. O retiro que foi realizado na Capela São Matheus começou bem cedo. Após o café da manhã, o tema do Capítulo, “A palavra de ordem é renovar: Possibilidades e chances da Ordem Franciscana Secular", foi pregado pelo Fr. Marcos Prado, OFM, baseado no texto de mesmo nome, da autoria de Fr. Almir Guimarães, OFM, Assistente Nacional da OFS. Após a pregação, os irmãos e irmãos puderam refletir o tema em plenária e também cantar algumas canções franciscanas.

O almoço foi uma grande partilha fraterna, composta do que foi levado de casa com todo carinho por cada irmão. Após o almoço e um bate-papo descontraído foi tirada a foto oficial e seguiu-se então à avaliação da Fraternidade pelos irmãos, em mais uma reflexão sobre o termo da última visita fraterno-pastoral e também dos anseios espontâneos de cada um; etapa foi concluída com a recitação por todos da “Oração da Fraternidade”.

Numa pequena avaliação, todos concordaram que a pequena e histórica Capela São Matheus - situada em local elevado e silencioso em pleno Centro de Nilópolis - foi o local ideal para o retiro.
Construída em 1637, pelo trabalho de escravos indígenas e africanos, chegou a ser tornar (um século mais tarde) matriz da freguesia de São João Batista de Meriti. Hoje a capela compõe uma das comunidades da paróquia Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Nilópolis.

O Capítulo foi concluído no mesmo local com a celebração da palavra presidida pelo Fr. Marcos Prado, concluindo um dia de muita simplicidade em Fraternidade.

Nenhum comentário: