Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

13 junho 2011

Encontro de formadores no estado do Espírito Santo

Nos dias 14 e 15 de maio de 2011, na Casa Verde do Convento da Penha, Vila Velha/ES, aconteceu o Encontro de Formadores no Espírito Santo. A Ministra da Fraternidade Nossa Senhora da Penha de Vila Velha, Irmã Amélia, acolheu os irmãos e irmãs das Fraternidades: Cachoeiro do Itapemirim - quatro irmãs da Fraternidade Mãe da Divina Providência; Santa Teresa - seis irmãs(os) da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos; Viana - quatro irmãs(os) da Fraternidade São José; Colatina - quatro irmãs da Fraternidade Sagrado Coração de Jesus; Vila Velha – vinte e seis irmãs(os) da Fraternidade Nossa Senhora da Penha; e o Conselho Regional, representado pelos irmãos, Daisy (Coordenadora de Formação) e Dalvo (Coordenador do SEI).

Iniciando com a Celebração “Como Nossa Senhora”, passamos, em seguida, à Dinâmica dos Objetivos, momento de descontração, com abraços e a vivência, de que tudo que fazemos deve ser feito consciente do objetivo que se pretende alcançar. Em continuidade, foram apresentadas as solicitações do grupo: “O que gostaríamos que nos passassem no Encontro”.

A irmã Daisy, atendendo ao que foi pedido, reforçou que fomos chamados para sermos franciscanos e franciscanas seculares missionários (as); que somos irmãos da penitência e, por isso, devemos sempre estar em formação, nos adaptando, nos renovando. Depois de uma dinâmica, refletimos sobre o “Objetivo da Formação na OFS”. Refletimos, também, que tendo em vista o processo gradual e contínuo d e nossa formação, que começa por um período de formação inicial para a Profissão e dura toda a vida, compreendemos porque, nas reuniões mensais, devem ser desenvolvidos momentos de formação permanente.

À tarde, retornando, foram apresentadas, pelas Fraternidades, encenações sobre a Formação Integrada: Santa Teresa (O Rosto de Clara); Viana (O Presente e Assis à Santa Isabel da Hungria); Cachoeiro (“Isso é Violência“); Vila Velha (Animação Vocacional e Fraterna da JUFRA); Conselho Regional (Visita ao SEI). Daisy, continuando, deu várias orientações sobre como estudar e planejar a formação, em comunhão com os projetos nacional e regional.

No domingo, após a Celebração “Santa Clara e o Cristo Eucarístico”, passamos a aspectos práticos sobre a Formação. Foi mencionada a revista PAZ E BEM, órgão oficial da OFS, sobre a qual se deve conscientizar as(os) irmãs(os), desde o período inicial, de que devem ser assinantes.

Por fim, para tratar da Formação Permanente, dividimo-nos em grupos para elaborar o “Planejamento da Formação para 2011. Feito plenário e a conclusão sobre a uma dinâmica, o Encontro foi encerrado com a Missa presidida pelo Fr. Ari Praxedes, OFM.

Nenhum comentário: