Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

06 fevereiro 2017

45 anos da Unificação da OFS


No Brasil, a partir de 1972 a OFS foi unificada sob uma única obediência, constituído Conselhos de nível Nacional, Regional e Local. Isto só foi possível, graças aos trabalhos incansáveis de Frei Mateus Hoepers, OFM que trabalhou pela unificação das obediências e irmão Paulo Machado da Costa e Silva, na elaboração da Regra até a reforma das Constituições Gerais em caráter experimental.  O acontecimento máximo da renovação da OFS foi o surgimento da Regra renovada, confirmada por Paulo VI, em 24 de junho de 1978. Esta Regra foi elaborada pelos Franciscanos Seculares de todos os Países, em textos breves, simples, profundamente evangélicos e legitimamente Franciscanos, tendo com característica principal à secularidade. E desde então a Ordem Terceira passou a chamar-se Ordem Franciscana Secular. “amai, estudai e vivei, esta nova Regra” recomendou-nos o Papa João Paulo II.

Breve histórico da Unificação da OFS

O processo de unificação teve início a partir da convocação do Concílio Vaticano II, convocado pelo saudoso irmão franciscano secular e papa João XXIII, e continuada pelo também saudoso papa Paulo VI. A partir de então, começou a grande efervescência, o ‘aggiornamento’ que impulsionou o apostolado leigo na Igreja e no mundo.

Este Concílio gerou muitos encontros e congressos, cujas palavras de ordem eram ‘voltar às fontes’. É desse período a realização do Congresso de Assis, realizado em 1969, no qual toda Família Franciscana esteve debruçada nessa árdua tarefa de manter o frescor e o vigor do carisma franciscano no mundo e que trouxeram grandes frutos, inclusive a nova Regra e Vida que nove anos depois receberíamos das mãos do Papa Paulo VI, em 24 de junho de 1978.

A atuação brilhante do nosso irmão Paulo Machado da Costa e Silva, que com muita habilidade, conseguiu ajudar no processo de construção de uma nova regra para os franciscanos seculares. O Congresso de Assis gerou as memoráveis moções de Assis, que segundo nosso querido Frei Egberto Prangenberg, OFM, exprimiu o grande desejo da OFS pela unidade.

O desejo da unificação da OFS continuou sendo construído também no Brasil, culminando com a Assembleia Conjunta dos Conselhos Obedienciais (OFM, OFMCap. e OFMConv.), ocorrida no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 1972. A assembleia teve como principal objetivo transformar este Conselho Nacional Interobedencial em Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular.

Para o alcance da unificação, a atuação da irmã Maria Natividade de Carvalho Gomes foi de grande relevância, pois representava as fraternidades do ramo obediencial sob custódia dos frades menores Capuchinhos. A partir dessa histórica assembleia surgiu o primeiro Conselho Nacional da Ordem Franciscana do Brasil, tendo como primeiro ministro o irmão Paulo Machado e como vice-ministra a irmã Natividade.

Em 1973, alguns novos irmãos vieram somar a esse esforço pela unificação e passaram a integrar o Conselho da OFS. A partir de então muito contribui para consolidar a unificação da OFS, a atuação do irmão Sylvio Vieira de Carvalho, representando as fraternidades do ramo obediencial sob custódia dos frades menores Conventuais.

Passados 45 anos, colhemos hoje os frutos plantados por esses três artífices que, juntamente com a valiosa contribuição dos irmãos menores das três obediências da Ordem dos Frades Menores, que nos honram com suas presenças, ficando aqui nosso reconhecimento e nossa imensa gratidão a esses irmãos que estarão sempre vivos na história da Ordem Franciscana no Brasil.

Paz e Bem!
Conselho Regional

Nenhum comentário: