Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

08 janeiro 2011

Fraternidade de Duque de Caxias celebrou cinquenta anos de Vida Fraterna

A alegria pela emocionante passagem do cinquentenário da Fraternidade Franciscana Santo Antônio de Duque de Caxias ainda está viva na lembrança dos irmãos, da comunidade paroquial e das fraternidades co-irmãs que conosco celebraram esse importante momento da vida fraterna juntamente com jubileu de ouro de vida fraterna das irmãs Elza Pereira Rodrigues (Ir. Rita) e Juracy Menezes Ramos (Ir. Maria Inês). A celebração foi presidida pelo frei Waldomiro Wastchuk, ofm, e pelo pároco da Catedral Santo Antônio, Renato Gentille.

A Fraternidade Santo Antônio teve sua ereção canônica em 03 de outubro de 1960, autorizada por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, bispo da Diocese de Petrópolis, conforme licença assinada em 17 de setembro de 1960 pelo Monsenhor Gentil Costa, Secretário do Bispado, pois a época, Duque de Caxias pertencia a Diocese de Petrópolis.

No dia 02 de outubro de 1960, Frei Matheus Hoepers, ofm, que a época exercia o cargo de Comissário Provincial da Província da Imaculada Conceição, redigiu de próprio punho o termo de ereção canônica da Fraternidade da Ordem Terceira em Duque de Caxias, “(...) sob a invocação e patrocínio de Santo Antônio, estando presentes como testemunhas o R Padre Superior e Vigário Frei Teodoro Zimmermann e o R Padre Diretor Frei Urbano Monteiro”.

Somam-se aos esforços dos frades, as orações e o empenho de valorosos irmãos da Fraternidade São Sebastião dos frades capuchinhos e Santo Antônio do Convento do Largo da Carioca, ambas no Rio de Janeiro, que nos precederam na caminhada e contribuíram para a fundação da Fraternidade Santo Antônio, e assim proporcionar ao povo de Duque de Caxias o seguimento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos passos de São Francisco de Assis.

Frei Urbano Monteiro, primeiro assistente espiritual, deixou registrado, à época, no livro de crônicas da fraternidade sua expectativa sobre a fundação da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias: “A semente é pequena, como o grão de mostarda da parábola do Divino Mestre. Mas o zelo e o fervor dos primeiros nos levam à esperança de que num dia não muito remoto a árvore seja frondosa. Deus assim o permita, para sua maior glória e santificação e edificação de muitas almas”.

Louvemos e agradecemos ao Altíssimo por tantas graças operadas por meio de nossa fraternidade, pela presença dos irmãos e pela lembrança daqueles que partiram para o Pai, por suas famílias e por todas as pessoas, fraternidades e ramos da frondosa Família Franciscana que contribuíram para que celebrássemos esses 50 anos de vida fraterna.

Fraternidade Santo Antônio, Duque de Caxias (RJ)

Um comentário:

aninha disse...

Na segunda imagem na direita é a minha avó Juraci, mas gente olha a cara dela ta mto engraçada!! kkkkkkkkkk, to brincando vó te dolu ♥