Em 27 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Oração pela Paz. A origem da celebração vem do ano de 1986 (Ano Internacional da Paz), quando nesta mesma data aconteceu em Assis, na Itália, um grande Encontro (o primeiro) entre as principais religiões do mundo com o objetivo de rezar pela paz. Evento que constituiu um marco fundamental no campo do diálogo interreligioso, pois estiveram presentes
representantes cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, janiistas, bahai, sihk, zoroastrianos, xintoístas e hinduístas; além de religiões tradicionais africanas e ameríndias.
O local do Encontro não poderia ter sido outro. Cidade natal de São Francisco, Assis foi escolhida exatamente pelo que representou o santo que pregava principalmente através do exemplo; que é o que verdadeiramente conta para fazermos um mundo melhor.
Inspirado em São Francisco, o papa João Paulo II - em seu discurso naquela ocasião -, pedindo a Paz entre os homens, convidou a todos a redescobrir o “espírito de Assis”. Assis então se confirmaria como a capital mundial da Paz.
Nos dias de hoje, a paz é interrompida pelos diversos tipos de violência como intolerância e ambição, seja pela afirmação de um poder banal ou mesmo por dinheiro; e que são praticadas nos espaços micro da sociedade, como na família, entre vizinhos, na escola e no trabalho.
Por causa dessa mazelas de nosso mundo, e inspirada naquele evento realizado há vinte e três anos, a Família Franciscana do Brasil - composta por franciscanos religiosos e leigos de nosso país – resolveu promover sempre na última semana de outubro a Semana pela Paz.
Criar uma cultura de Paz será muito mais eficiente do que diversas caminhadas e manifestações vestindo branco ou acendendo velas. Uma busca que, a exemplo daquela vivida por Francisco, deverá ser incessante. Nunca conseguiremos vencer as práticas de violência e intolerância se não buscarmos em nosso íntimo sermos verdadeiros instrumentos de Paz. Comecemos tentando mudar o homem (ou a mulher) no espelho.
O Senhor nos abençoe e nos guarde... Paz e Bem!
Anderson Moura, OFS/JUFRA
Coord. Reg. de Comunicação da OFS Sudeste 2 (RJ/ES)
Coord. Reg. de Comunicação da OFS Sudeste 2 (RJ/ES)
Nenhum comentário:
Postar um comentário