
representantes cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, janiistas, bahai, sihk, zoroastrianos, xintoístas e hinduístas; além de religiões tradicionais africanas e ameríndias.
O local do Encontro não poderia ter sido outro. Cidade natal de São Francisco, Assis foi escolhida exatamente pelo que representou o santo que pregava principalmente através do exemplo; que é o que verdadeiramente conta para fazermos um mundo melhor.

Nos dias de hoje, a paz é interrompida pelos diversos tipos de violência como intolerância e ambição, seja pela afirmação de um poder banal ou mesmo por dinheiro; e que são praticadas nos espaços micro da sociedade, como na família, entre vizinhos, na escola e no trabalho.
Por causa dessa mazelas de nosso mundo, e inspirada naquele evento realizado há vinte e três anos, a Família Franciscana do Brasil - composta por franciscanos religiosos e leigos de nosso país – resolveu promover sempre na última semana de outubro a Semana pela Paz.
Criar uma cultura de Paz será muito mais eficiente do que diversas caminhadas e manifestações vestindo branco ou acendendo velas. Uma busca que, a exemplo daquela vivida por Francisco, deverá ser incessante. Nunca conseguiremos vencer as práticas de violência e intolerância se não buscarmos em nosso íntimo sermos verdadeiros instrumentos de Paz. Comecemos tentando mudar o homem (ou a mulher) no espelho.
O Senhor nos abençoe e nos guarde... Paz e Bem!
Anderson Moura, OFS/JUFRA
Coord. Reg. de Comunicação da OFS Sudeste 2 (RJ/ES)
Coord. Reg. de Comunicação da OFS Sudeste 2 (RJ/ES)