Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

09 setembro 2009

Dia da Escuta: Comemoração do Dia da Vocação Leiga

Celebrando o Dia da Vocação Leiga, a Fraternidade Franciscana Secular Regional Sudeste 2, no dia 30 de agosto de 2009, visitou a Colônia de Hansenianos, em Itaboraí (RJ), participando do “Dia da Escuta”.

O grupo de cerca de 40 pessoas – composto por irmãos e irmãs das Fraternidades “Apóstolo São Pedro”, “Santo Antônio”, “São Sebastião”, “Santo Sepulcro” e “VOT de São Francisco da Penitência”, do Rio de Janeiro; Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, de Niterói; e São Roque, de Nova Friburgo - partiu do Largo da Carioca - Centro do Rio de Janeiro.

Iniciamos participando, com a comunidade da Colônia, da Celebração Eucarística presidida pelo frei Luís Colossi, OFM, na capelinha local. Também estavam presentes os seminaristas, que ali, regularmente, prestam seu serviço dominical.

Depois de partilharmos um gostoso café fraterno, tivemos oportunidade de ouvir algumas informações sobre a hanseníase e o depoimento de Edmilson Arruda - um dos internos - que hoje curado, colabora nos serviços comunitários. Ele nos falou sobre os problemas enfrentados pelos hansenianos, que eram compulsoriamente internados, conforme a política que perdurou até os anos 1980.

A hanseníase vem aumentando seus índices de manifestação, sendo o Rio de Janeiro o segundo estado do Brasil em incidência dessa doença – somente ficando atrás do Ceará. Felizmente, hoje há tratamento eficaz, de nível ambulatorial, desde que se siga a prescrição médica corretamente.

Após o almoço partilhado, fizemos a visita aos internos no Hospital Estadual da Colônia.

Para a visita aos nossos irmãos e irmãs hansenianos, levamos uma pequena oferta constituída de pomada Fibrase, gaze e ataduras.

Foram momentos gratificantes. Alguns dos internos mostraram suas aptidões artísticas, cantando, declamando suas próprias poesias e apresentando seus artesanatos.

Encerramos com um momento celebrativo na capela, retornando para casa às 16:30 h.

Ainda que momentaneamente, vivenciamos o que nos disse o nosso Pai Francisco: “Foi assim que o Senhor concedeu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência: como eu estivesse em pecados, parecia-me sobremaneira amargo ver leprosos. E o próprio Senhor me conduziu entre eles, e fiz misericórdia com eles. E afastando-me deles, aquilo que me parecia amargo se me converteu em doçura de alma e de corpo...” ( Test 1, 3 ).


Maria Tereza da Conceição Ribeiro

Coordenadora do 1º Distrito

pelo Conselho Regional da Frat. Sudeste 2 (RJ/ES)


* * * * *


Veja o depoimento da Fraternidade S. Sebastião (Tijuca, Rio de Janeiro) no blog da Província N. Sra. dos Anjos, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.Link


Nenhum comentário: