Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

30 agosto 2009

Nilópolis - N. Sra. da Imaculada Conceição em retiro


O mês de agosto foi todo muito especial para a Fraternidade Franciscana Secular Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Nilópolis (RJ).

No dia 16, os irmãos e irmãs receberam o Vice-ministro Regional, Arion Silva, e o Assistente Espiritual Regional, Fr. Milton da Silva, OFM, que, representando o Conselho Regional, realizaram a Visita-Fraterno Pastoral - quando puderam conheceram melhor, confraternizar, aconselhar e incentivar a Fraternidade no seguimento do Evangelho e da Regra.

E no último fim de semana (dias 29 e 30), na Casa Betânia - anexa ao Mosteiro de Santa Clara, de Nova Iguaçu -, a Fraternidade pôde celebrar o seu Capítulo Avaliativo e o seu retiro anual.

O Capítulo foi excelente momento, animado pelo Espírito Santo - como queria São Francisco -, em que todos tiveram a oportunidade de avaliar a si próprios e ao grupo; e definirem as prioridades de ação para crescimento espiritual da Fraternidade.

Logo em seguida ao Capítulo foi iniciado o retiro teve como tema “O Mistério da Fraternidade. O que Francisco diz para nós?”, que foi pregado pelo Fr. Laurindo da Silva Júnior, OFM, baseado nos artigos de Espiritualidade do Assistente Nacional da OFS, Fr. Almir Guimarães, OFM.

Todos irmãos e irmãs, em clima bastante fraterno, ficaram muito à vontade, em meio a pregação e dinâmicas, para compartilhar as suas opiniões e seus anseios; prepararam juntos as refeições; oraram, em comunidade e individualmente; e no domingo participaram da Missa Dominical, na capela do Mosteiro, que foi celebrada pelo Fr. Arcângelo Buzzi, OFM.

Outro momento muito especial, após à Missa, foi o encontro, através do Locutório, com a irmã clarissa Rosana Maria da Conceição Aparecida, que era formanda dessa Fraternidade Secular quando descobriu que sua verdadeira vocação era ser franciscana da Segunda Ordem.

Todos transbordavam satisfação e contentamento na despedida do retiro, agradecendo a Deus e um ao outro pelo fim de semana que tiveram; quando certamente a Fraternidade, com fogo novo, saiu revigorada para continuar a ser no mundo “fermento da massa”.

Nenhum comentário: