Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

22 setembro 2009

As alegrias e o legado de nosso irmão Pedro Macário

Mariana, filha de nosso irmão Pedro Macário, escreveu esse belo texto que nos conta sobre a vida, as alegrias e o legado deixado pelo nosso querido irmão.


O irmão Pedro Macário partiu para junto do Pai

Foi chamado à casa do Pai, o nosso irmão Pedro Macário Ferreira; jornalista e diretor responsável pela revista Paz e Bem, órgão oficial da OFS do Brasil.

Nascido em Mangaratiba (RJ) a 5 de abril de 1935, faleceu no dia 12 deste mês de setembro.

Desde a infância, foi um apaixonado pela a literatura e pela arte de ler e escrever. Era um leitor assíduo da Bíblia, afirmando: “de todos os livros que já li, a Bíblia é o livro mais bonito”.

Foi poeta, jornalista, professor universitário e artista plástico.

Citado na Enciclopédia da Literatura Brasileira, no Dicionário de Poetas Contemporâneos e no Dicionário de Pintores Brasileiros; participou de várias antologias, como a Abertura Poética.

Relações públicas, em uma empresa multinacional; também participou de várias exposições de artes plásticas; escreveu vários contos e crônicas; tendo merecido alguns prêmios em Concursos Literários.

Casado com a irmã Irany Gonçalves Ferreira, OFS, teve três filhas: Mariana, Maria Franceleide e Martha. Sua filha caçula, Martha, é leiga consagrada e as outras duas vivem a vocação do matrimônio. Os dois netos, Juan e Gabriel, eram uma de suas alegrias.

Participando de um Cursilho de Cristandade, conheceu os irmãos franciscanos Silvio Carvalho e Salete que o convidaram a fazer parte da Ordem Franciscana Secular.

Pedro e Irany foram admitidos à OFS na Fraternidade de São Francisco de Assis, do bairro do Rio Comprido (Rio de Janeiro), no dia 14 de setembro de 1975 ; e a 3 de outubro de 1976, professaram a Regra da OFS, confirmando sua fé e iniciando suas trajetórias de penitência e conversão diárias.

Após alguns anos, o casal transferiu-se para a Fraternidade São Sebastião, do bairro da Tijuca.

Franciscano secular atuante, Pedro Macário destacou-se pelo seu trabalho voluntário como jornalista e diretor responsável pela revista PAZ E BEM, órgão oficial da OFS.

Foi secretário da Fraternidade São Sebastião, por dois triênios; sempre muito participativo nos vários eventos da Fraternidade. Proferiu palestras na Igreja e na Fraternidade; escreveu peças de teatros de cunho franciscano - uma delas foi sobre a vida de Santa Isabel da Hungria, em comemoração às Celebrações dos 800 anos do seu nascimento.

Com certeza, ele deixará muitas saudades a seus familiares, seus amigos, seus irmãos da OFS e à Equipe da revista Paz e Bem.

Em seu livro infantil A revolta da natureza contra o rei do fogo, Pedro escreveu-nos a seguinte mensagem:

Somos todos irmãos: fogo, água, terra, vento, ar, homens, animais, plantas, aves, répteis, peixes. Somos uma comunidade. Somos a Natureza que deve ser amada e protegida. Queremos a alegria da vida, todos vivendo em harmonia.



Frei Nemésio, OFMCap., celebrou a missa de corpo presente no Memorial do Carmo; e, no dia 18; familiares, amigos, irmãos e irmãs da OFS vieram agradecer o dom da sua vida; participando da celebração eucarística presidida pelo frei Almir Ribeiro Guimarães (Assistente Nacional da OFS) e concelebrada pelo frei William OFMCap. e pelo padre Anderson, afilhado de Pedro Macário. Estiveram também presentes o Ministro e o Vice-Ministro Nacionais da OFS; Antônio Benedito Bitencourt e Vanderlei Gomes.


Nenhum comentário: