Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

25 agosto 2009

Duque de Caxias: Fraternidades em retiro

As Fraternidades Franciscanas Seculares de Duque de Caxias (RJ) - Santo Antônio (Centro) e Santa Clara (Jardim Primavera), que está em processo de formação para a ereção canônica - realizaram no último domingo (23/08) o seu primeiro retiro; que contou com a presença de mais de 30 irmãos das fraternidades.

O retiro foi realizado no Colégio Santo Antônio, das Irmãs Franciscanas de Dillingen; que acolheram a todos com muita alegria e generosidade.

Com o tema “Seguimento do Evangelho Jesus nas pegadas de São Francisco de Assis, segundo os passos de São Francisco”, o evento contou com a pregação do Frei Sinivaldo S. Tavares, OFM, professor do Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis. Com muita clareza e profundidade, a pregação e a partilha contribuíram para aprofundar elementos essenciais do franciscanismo que ainda podem ser redescobertos na vida cotidiana e que foram marcantes na conversão de Francisco e Clara de Assis.

As fraternidades saíram revigoradas para viverem mais intensamente valores negligenciados em nossa sociedade como acolhimento, coerência, desprendimento, fidelidade, gratuidade, minoridade, pobreza evangélica e a vida em fraternidade - marcas inconfundíveis do nosso carisma.

Agradecemos a todos os irmãos que contribuíram com essa importante etapa da formação dessas fraternidades para que sejam fiéis ao seguimento de Cristo, trilhando os passos de São Francisco. Que o Altíssimo Senhor abençoe a todos com ricas bênçãos e consolos espirituais!

Fraternidade Santo Antônio, Duque de Caxias

Nenhum comentário: