Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

29 novembro 2011

Baixada Fluminense: terra de missão franciscana secular


"O domingo que passou [13/11] foi uma data muito especial para as fraternidades franciscanas seculares da Diocese de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). As fraternidades de Santo Antônio, São Francisco das Chagas, Nossa Senhora da [Imaculada] Conceição e Nossa Senhora Aparecida realizaram a primeira Jornada Diocesana com o tema 'Baixada Fluminense: terra de missão franciscana'.

A jornada iniciou-se com a Santa Missa presidida pelo vigário geral da diocese, Pe. Davenir Andrade e concelebrada pelo Frei Paulo Santana, OFM. Em sua homilia, padre Davenir saudou em nome do bispo diocesano Dom Luciano Bergamin todos os irmãos da Ordem Franciscana Secular presentes, destacando a importância de não termos medo de dispor generosamente os dons que recebemos de Deus, e também exortou a todos para que sejam servos bons e fiéis tais quais aqueles que se dispuseram a administrar os talentos que receberam e foram recompensados.

Padre Davenir fez um apelo para que todos se empenhem em favor da construção do Reino de Deus, estabelecendo relações mais fraternas e lutando por uma sociedade mais justa. No final da celebração, a Jufra 'Ternura e Vigor' da Paróquia Nossa Senhora Aparecida fez uma linda apresentação de dança do Cântico das Criaturas de São Francisco.

Após a santa missa, os irmãos tomaram o café da manhã e, em seguida, a Jornada foi aberta com uma homenagem feita à memória da irmã Ana Lima, que foi Coordenadora do 3º Distrito do Regional Sudeste II, falecida em setembro último. Em seguida, os irmãos se reuniram para a primeira reflexão do dia conduzida pela irmã Daisy Martins, coordenadora regional de formação do Regional Sudeste II, que construiu com os irmãos uma reflexão sobre a identidade franciscana a partir do itinerário de formação seguido por São Francisco.

No desenvolver da temática, os irmãos reconheceram a necessidade de reafirmarem a identidade franciscana secular na diocese e de se estabelecer um maior contato entre as fraternidades para que o carisma reflita um de seus principais pilares: a vida em fraternidade. A irmã Daisy reforçou o apelo do Conselho Nacional da OFS para um projeto de missão franciscana secular. Um exemplo dessa proposta tem sido a retrospectiva de publicações da Revista Paz e Bem que tratam do assunto.

Destacamos ainda, na parte inicial do evento, a presença do vice-ministro regional da OFS, irmão Arion Silva, que esteve entre nós representando o Ministro do Regional Sudeste II, Helio Gouveia. Após a reflexão e em clima de grande descontração os irmãos tomaram a refeição com alegria e singeleza de coração. O almoço também foi uma grande oportunidade para um maior convívio entre os irmãos das diferentes fraternidades.

À tarde, o irmão Cláudio Santos, da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, construiu com os participantes um painel sobre a “OFS que nós temos e a OFS que nós queremos”. Os dois grupos formados debateram com profundidade problemas e perspectivas para as fraternidades franciscanas seculares, principalmente em relação à necessidade de maior integração, formação, planejamento e promoção vocacional em todos os níveis.

Logo após essa etapa, Frei Miguel da Cruz, OFM, assistente nacional da Jufra e coordenador provincial da Campanha Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase, apresentou os objetivos da campanha: trabalhar em conjunto com o poder público e a sociedade para a eliminação da hanseníase no Brasil, conscientizando a população para a importância do diagnóstico precoce e dando apoio às pessoas que estão em tratamento.

O projeto 'Franciscanos pela eliminação da hanseníase' visa somar forças às ações governamentais e de entidades que já trabalham nessa área em todo o país, oferecendo uma campanha nacional educativa sobre a doença e ressaltando, principalmente, a importância do diagnóstico precoce.

Frei Miguel pediu aos franciscanos seculares que não cruzem os braços diante de uma estatística que coloca o Brasil como o segundo país do mundo em número de casos. Além disso, trabalhar em prol desta causa é para os franciscanos estar em sintonia com o próprio São Francisco de Assis que tinha um grande amor pelos 'leprosos'.


Como gesto concreto foi proposta uma capacitação diocesana para agentes multiplicadores da campanha pela eliminação da hanseníase que será realizada em parceria com o Poder Público para uma maior mobilização em prol de ações de saúde na Baixada Fluminense para a erradicação da doença.

A Jornada Franciscana foi encerrada com o Momento de Adoração ao Santíssimo presidido por Frei Paulo Santana que agradeceu a todos pela presença e abençoou a todos com a tradicional bênção do Seráfico Pai São Francisco de Assis. Louvemos e bendigamos o Altíssimo que entre nós opera maravilhas!"


Por Cláudio Santos, especial para o site www.franciscanos.org.br. "Franciscanos Seculares realizam Jornada Diocesa em Nilópolis".

Nenhum comentário: