Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

05 dezembro 2010

Encerramento da Escola Permanente de Formação 2010

Dia 27 de novembro de 2010, realizou-se a sexta e última Escola Permanente de Formação, na Fraternidade São Leopoldo Mandic, em Teresópolis. A apresentação da temática foi feita pelas Fraternidades do Primeiro e Segundo Distritos: Fraternidade da VOT de S. Francisco da Penitência (Rio de Janeiro) e Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria da Porciúncula (Niterói).

Assim, encerramos o Projeto do Triênio 2008-2010: A Graça do Carisma, com a reflexão do tema: Irmãos e Irmãs da Penitência Hoje e seu Compromisso com a Regra, baseado na CF 2010: Fraternidade e Economia.

Ficou claro para os participantes que um dos fundamentos da herança que Francisco nos deixou, foi a crítica ao sistema econômico de seu tempo: feudalismo decadente, onde surgiam as primeiras sementes do capitalismo. Portanto, concluindo a abordagem desse assunto, que constitui o fundamento originário do franciscanismo, foi distribuído aos participantes, além da Apostila da Escola, um texto de frei Celso Marcio Teixeira, OFM: Uma visão franciscana da economia.

Após o gostoso almoço, os cerca de 65 participantes, fizeram a avaliação da Formação 2010, exercendo sua cidadania franciscana.

Encerramos o Encontro, com a Celebração Eucarística, presidida por frei Osvaldo OFM Cap.

De posse das Avaliações e dos Relatórios de Formação das Fraternidades, a Equipe de Formação
Regional irá se reunir para planejar os rumos da Formação em 2011, tendo como referência as
Prioridades do Documento do Capítulo de Manaus e as conclusões do Encontro da Área Sudeste em outubro de 2010.

Louvado seja Deus por esse dia fraterno. Paz e Bem!





Nenhum comentário: