Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

29 março 2010

JUFRA e OFS de Nilópolis inauguram Biblioteca Comunitária

Foi inaugurada nesse Domingo de Ramos, 28 de março, na igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Nilópolis (RJ), a Biblioteca Comunitária Alceu Amoroso Lima, trabalho de apostolado das Fraternidades 'N. Sra. da Imaculada Conceição', da Ordem Franciscana Secular (OFS), e 'Mensageiros de S. Francisco’, da Juventude Franciscana (JUFRA), contando com o apoio da comunidade paroquial e da Fraternidade ‘Nossa Senhora da Conceição’ da Ordem dos Frades Menores (OFM) em Nilópolis.

Fr. José Pereira, OFM, pároco e Assistente Espiritual da OFS, presidiu a celebração da ‘bênção de uma nova biblioteca’, quando lembrou que a biblioteca é uma instituição que testemunha o desenvolvimento da cultura e da criatividade e inteligência humana; e ressaltou a importância da Sagrada Escritura, palavra viva, fonte da verdade devido a sua inspiração divina.



O coordenador da Biblioteca e Vice-ministro da OFS local, Anderson Moura, que é professor, explicou o porquê da homenagem a Alceu Amoroso Lima, destacado pensador católico brasileiro falecido em 1983 que foi membro da Academia Brasileira de Letras, secretário-geral da Liga Eleitoral Católica, presidente da Ação Católica Brasileira e - escolhido pelo próprio papa Paulo VI - membro da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz. Conhecido também pelo pseudônimo de Tristão de Athayde, Alceu foi importante personagem na luta pelos direitos humanos e pela redemocratização do país no período da ditadura militar (1964-1985). Sobre São Francisco de Assis ele escreveu: “Esse, talvez, o maior segredo de São Francisco de Assis. Onde outros dariam ou deram o seu saber, a sua astúcia, a sua coragem, ele deu apenas isso: seu coração. E com isso revolucionou a história. Com a fé de uma criança, renovou a alma de um mundo”.

O ex-ministro da OFS local, Valcimério da Silva, agradeceu à comunidade e a todos os que ajudaram na construção e aqueles voluntários que darão vida à biblioteca, como a bibliotecária Janaína Vainer - formada pela UNIRIO - que se disse grata pela oportunidade de fazer parte do projeto e convidou a todos os presentes a serem frequentadores assíduos.

Kenia Mara dos Santos, Secretária Fraterna local da JUFRA, que é pedagoga, também esteve presente na inauguração da Biblioteca que foi construída com apoio do Centro Franciscano de Animação Missionária, da Alemanha, no objetivo de atender à comunidade em serviços como empréstimo de livros e apoio a pesquisas escolares; e a realização de oficinas culturais, voltadas para o ensino infanto-juvenil; enfim, promover e incentivar o hábito da leitura e construir cidadania.

Como dizia o ritual da bênção, Deus conceda a todos os que frequentarem essa biblioteca, que estejam sempre a serviço do Verbo encarnado, para que, sabiamente instruídos na verdadeira doutrina, colaborem na edificação de um mundo mais humano.

Já aberta à comunidade, a Biblioteca funcionará de terça a sexta-feira de 13:30 às 17:00 e sábado das 08:00 às 12:00 e já convida a todos para seu primeiro evento público, marcado para o dia 23 de abril, que é o Dia Mundial do Livro; comemoração que tem a sua origem no aniversário de falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes – autor de Dom Quixote – que curiosamente fora membro da Ordem Franciscana Secular.




Nenhum comentário: