Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

14 maio 2018

XIX Caminha Ecológica Franciscana



XIX Caminhada Franciscana 
“Somos Todos Irmãos” 
Mt 23,9 

Paty do Alferes:
“Deus escreveu um livro estupendo, cujas letras são representadas pela multidão de criaturas presentes no Universo. Tudo está interligado. 

O coração verdadeiramente aberto a uma comunhão universal não exclui nada, nem ninguém dessa fraternidade. Paz, justiça e conservação da criação são questões absolutamente ligadas.” (Laudato si cap II ) 

A Igreja do Brasil, no seu papel de Mãe e Mestra, dedica este ano o Laicato e nos convida a refletir e rezar pela superação da violência. Neste contexto e motivados pelo Papa Francisco através da Encíclica Laudato si, mais uma vez, nos deslocamos até o Caminho do Imperador. 

Quanta alegria!!! 

Refletimos, contemplamos, cantamos e rezamos como irmãos. E também procuramos despertar a sensibilidade para , como cristãos, nos dedicarmos ao Cuidado da Casa Comum. 

Contamos com a participação de representantes das Paróquias de N. Sra. da Conceição de Paty do Alferes e do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis e representando o Regional Sudeste II irmãos das Fraternidades de Santa Clara( D. de Caxias), S. Antonio dos Pobres( V. Redonda), S. Clara (Venda das Pedras), S. Antonio (N. Iguaçu) , S. João do Meriti, Santo Sepulcro(Cascadura), N. Sra. da Conceição (Nilópolis) , Santo Cristo dos Milagres (Niterói), N. Senhora Aparecida (Nilopolis) e Jufra.

Petrópolis:
Os quase 20 anos das Caminhadas Franciscanas têm produzido bons resultados. Temos notícia que em Paty do Alferes há uma consciência cada vez maior do cuidado pela nossa “Casa Comum”. Diminuíram as queimadas “para renovar a pastagem”, entre os pequenos produtores de leite. Com apoio da Prefeitura, a monocultura dos plantadores de tomate (com agrotóxicos) começa a ceder espaço para uma agricultura alternativa saudável, sem agrotóxicos. Os sábados, antes vazios, agora são movimentados pela feira de legumes, frutas e verduras. Mais gente andando pelas ruas e movimentando o comércio da cidade. Nós, de Petrópolis, quase não vimos plásticos e papéis jogados ao longo da Estrada do Facão. Grupos de motociclistas, que percorrem a Estrada do Facão e fazem suas trilhas pela mata, cuidam de ajuntar plásticos e lixo jogados pelo caminho. São exemplos da capacidade humana de cuidar melhor de nossa “irmã e mãe Terra”, mãe de todos os seres vivos. Em Petrópolis, faz-se necessária uma maior consciência por parte do povo sobre a urgência de separar o lixo reciclável. Essa consciência é fruto da educação nas escolas e nas famílias. Às autoridades públicas compete uma vigilante fiscalização dos focos poluidores e dos serviços de coleta permanente do lixo. Assim, os cidadãos vão sentir-se melhor em sua casa comum e os turistas serão mais bem acolhidos.


























Nenhum comentário: