Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

24 janeiro 2014

Encontro de Área

ENCONTRO DA ÁREA SUDESTE OFS/JUFRA (MG – RJ/ES – SP )

Nos dias 15 a 17 de novembro de 2013, no Colégio Regina Coeli, no Rio de Janeiro, reuniram-se os Conselhos Regionais da OFS: Sudeste I (MG), Sudeste II (RJ/ES) e Sudeste III (SP), bem como os Secretariados Regionais da JUFRA desses estados, para um encontro fraterno e de avaliação, presidido pelo Conselheiro Nacional, Coordenador da Área Sudeste, Helio Gouvêa. O tema do Encontro de Área 2013 foi “Formar-se bem para servir melhor”.
Na sexta-feira, após a acolhida fraterna e o gostoso jantar, participamos de uma Celebração com cantos e textos de reflexão, referentes à espiritualidade que abraçamos. 
No sábado, iniciamos com a participação na Santa Missa e, em seguida, houve a apresentação das atividades desenvolvidas, respectivamente, pelos Regionais da OFS/JUFRA, ressaltando os trabalhos realizados, com referência às três Prioridades do último Capítulo Nacional: Juventude, Família e Comunicação. Dando continuidade, foram formados grupos dos Conselheiros, por funções, para partilhar experiências e sugestões. Cada grupo registrou sugestões para serem postas em prática no próximo ano. À tarde, fizemos o plenário com as conclusões e sugestões dos diversos grupos. À noite, o momento de confraternização, com a apresentação do Coral do IBGE/Rio, do qual faz parte a irmã Aline, da Fraternidade Santo Antonio, Caxias/RJ. Os participantes vieram, gentilmente, nos alegrar com músicas religiosas e populares. Mais tarde, foram oferecidos caldos, preparados com carinho pela irmã Cleildes, da Fraternidade Nossa Senhora da Conceição, Nilópolis/RJ. Comemoramos os aniversários natalícios e de Profissão, inclusive o Jubileu da irmã Maria do Socorro, Ministra do Regional Sul I (MG).
No domingo, celebramos nossa padroeira, Santa Isabel da Hungria, na missa matinal. Depois, nos reunimos para ouvir as palavras da Coordenadora Nacional de Formação, Maria Bernadete, que nos falou das três Prioridades do Capítulo Nacional de Brasília e do tema da “Pertença e Identidade Franciscanas”, nos quais ainda se faz necessário continuar a perseverar nas reflexões.

Por fim, foi feita a avaliação do Encontro e marcado o próximo, para os dias 22 a 24 de maio de 2015, no Regional Sudeste II (SP). Feitos os agradecimentos, nos despedimos com alegria fraterna e, já com saudades, retornamos às nossas casas.








Nenhum comentário: