Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

09 março 2012

Encontro Anual de Formadores 2012

No dia 3 de março de 2012 foi realizado o Primeiro Encontro de Formadores de 2012, na Fraternidade Imaculada Conceição de Paty do Alferes, com a participação de 55% dos Coordenadores de Formação.

Das 34 Fraternidades de nosso Regional, dezenove se fizeram presentes com dezessete Coordenadores de Formação. Contamos ainda, com a participação de dois irmãos da Fraternidade Santo Antonio dos Pobres (em formação), de Volta Redonda, e de cerca de quarenta e três irmãos e irmãs, que vieram somar-se a partilha da vivência franciscana, tanto no estudo, como no serviço, destacando a disponibilidade da irmã Rachel Magalhães (Franciscana Alcantarina) e de frei Pedro OFM.

Após a acolhida e do gostoso café, a Fraternidade Local conduziu a oração inicial, enriquecida pela animação musical de nossa irmã Tereza (Fraternidade Santo Antonio, Rio). Nosso irmão Ministro, Hélio, fez a abertura do Encontro e, após a apresentação dos irmãos e irmãs das Fraternidades presentes; e a Coordenadora Regional de Formação, irmã Daisy, conversou com o grupo sobre as conclusões das Avaliações feitas no Encontro de Formadores, realizado em 03 de dezembro de 2011. A partir desses dados, ela informou que, também, entre os formadores e formadoras, o tema escolhido para a Formação 2012 foi a Doutrina Social da Igreja, conforme o Programa de Formação 2011 do CIOFS.

Então, a irmã Daisy entregou aos representantes presentes de cada Fraternidade uma Apostila com o temas, mês a mês, que deverão ser desenvolvidos na Formação Permanente, das Reuniões Gerais das Fraternidades do Sudeste II, conforme decisão no Capítulo Avaliativo também realizado em 03 de dezembro de 2011, além de folha com a Celebração sobre a Campanha da Fraternidade 2012, para ser feita nas reuniões Gerais do mês de março, se possível.

A seguir, reunidos por Distrito, os irmãos e irmãs prepararam subsídios para os três primeiros temas das Escolas Permanentes de Formação, a serem realizadas nos dias 28 de abril, 26 de maio e 23 de junho; respectivamente.

Após o delicioso almoço, cada Distrito apresentou seu trabalho e, concluindo o Encontro, participamos da celebração Eucarística, presidida pelo pároco, frei Pedro OFM.

Nosso Encontro Formativo transcorreu com muita participação e alegria! Tristeza? Só pela ausência de tantos irmãos e irmãs, que não puderam partilhar conosco esses momentos de convívio fraterno e troca de experiências formativas.

Paz e Bem!

Daisy Lúcia M. Ferreira
Coordenadora de Formação







Nenhum comentário: