Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

03 fevereiro 2012

Fraternidade Sto. Antônio, de Nova Iguaçu (RJ), comemora 60 anos de vida fraterna


"O domingo foi de ação de graças e de muita festa para a Fraternidade Franciscana Secular Santo Antônio de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), que celebrou seus 60 anos de vida fraterna na Catedral Santo Antônio. A festa foi abrilhantada pela presença marcante da comunidade iguaçuana e das fraternidades do Regional Sudeste II que prestigiaram o evento com alegria.

Em sua homilia, o pároco da Catedral Santo Antônio, padre Marcos Barbosa, lembrou de todos os irmãos franciscanos vivos e falecidos, em especial pela memória do frei Frederico, ofm, que vindo de Petrópolis, reuniu o primeiro grupo de irmãos que fundou a Fraternidade Santo Antônio.

Padre Marcos ressaltou que Francisco de Assis é um dos maiores santos da história da Igreja em todos os tempos. Ele é uma referência não só para o mundo católico ou cristão, mas para os homens de diversas religiões e pessoas de boa vontade que encontram no pobrezinho de Assis um modelo de vida.

Começando a partir de sua própria vida, Francisco abandona tudo que poderia prendê-lo a este mundo e vive a mais radical pobreza e a vive entre os pobres. O amor que tinha aos pobres brotava do seu encontro com Jesus Crucificado e se torna um homem perfeitamente evangélico e descobre a fraternidade universal como valor a ser cultivado.

Francisco é o grande arauto da paz. Abandonou as armas do mundo e pregou e promoveu a paz entre os homens e destes com Deus e com todas as criaturas. A paz brotava do seu coração sempre alegre e transbordante de amor. Nem um santo da Igreja Católica, nenhum outro homem que não o próprio Cristo deixou tantos seguidores e admiradores como Francisco de Assis.

Seu grande ideal de vida foi seguir o Santo Evangelho e se fazer irmão menor, o mais pequenino entre os homens e Deus o fez grande. Na linda oração composta em honra a São Francisco, o Papa João Paulo II nos deixou uma grande verdade: “Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti, qual imagem de Jesus Crucificado”.

Durante a Ação de Graças, a ministra local Noélia Souza rendeu graças ao Senhor pela graça da vocação franciscana e agradeceu a todos pela presença e manifestou sua gratidão pelo incentivo que a fraternidade está recebendo do padre Marcos Barbosa e ao final convidou os admiradores de São Francisco para conhecerem a Fraternidade Santo Antônio e a vivenciarem o carisma franciscano. A celebração foi encerrada com a bênção de São Francisco e o entusiasmo dos presentes que bradaram com fé a Cristo e a São Francisco.

Após a celebração, a fraternidade brindou os convidados com uma grande festa que contou ainda com a bela encenação da peça teatral “Vai, Francisco e reconstrói minha igreja”, encenada pelo Projeto Fazendo Arte que emocionou a todos, revelando o frescor e do carisma franciscano que há 800 anos mantêm o seu vigor entre nós.

Louvemos e bendizemos o Senhor que entre nós faz maravilhas!"

Por Claudio Santos, especial para o site www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário: