Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

03 julho 2010

Semeando o Carisma Franciscano

“Irmãos, minhas Irmãs/ Vamos cantar nesta manhã/ Pois renasceu mais uma vez/ A criação das mãos de DEUS.”

Com o canto foi iniciada a manhã de reflexão, no dia 26 de junho, na Paróquia da Imaculada Conceição e São Sebastião, no bairro do Engenho de Dentro, cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A assessoria para a reflexão foi feita pelo Fr. Vitório Mazzuco, OFM, com o tema “O acolhimento sob o olhar franciscano”, que foi fraternalmente saudado pelo pároco, Padre Leandro Cury - que tem sido um grande incentivador da divulgação do carisma franciscano na paróquia, apoiando todas as iniciativas e sugerindo algumas ações.

O vice ministro da Fraternidade Regional, Arion Fernandes, participou do encontro e foi presença marcante em vários momentos.

Ao final, surpreendendo, tocando violão, Frei Vitório, foi o “regente “ de um coral, cantando o refrão da Oração de São Francisco, em italiano. Ele nos disse: ”vamos cantar na língua de São Francisco, usando o idioma italiano”! Não existem palavras para descrever o brilho nos olhos dos participantes ao ouvirem frei Vitório falar do nosso Carisma Franciscano.

Sem dúvida o encerramento foi muito apropriado, pois durante toda a manhã ele nos ajudou a refletir, e semeou em nós o encantamento de aprender a falar, a cantar e a viver na” linguagem” e na vibração de São Francisco.

O Encontro, que contou com um lanche fraterno e partilhado, foi promovido pelo grupo de Espiritualidade Franciscana existente na paróquia e pelo Ministério do Acolhimento.

O grupo de Espiritualidade Franciscana, do qual fazem parte irmãos do Ministério do Acolhimento e outros simpatizantes, tem se reunido desde o final de 2009, todos os terceiros domingos, às 8 horas, animado por 6 irmãos professos das fraternidades de São João de Meriti, Rio Comprido e do Convento Santo Antônio, com o apoio da Conselho Regional. No primeiro domingo de cada mês promove a venda do “Bolo de São Francisco”, cuja renda tornou-se uma pequena contribuição para as obras da Capelinha de Nossa Senhora da Paz, na paróquia.

Maria Conceição Messias

Nenhum comentário: