Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

01 abril 2010

Símbolos da Páscoa

Queridos irmãos em Francisco, Paz e Bem!

Gostariamos de compartilhar com os irmãos este pequeno texto...

Abraços fraternos.

Conselho da Fraternidade Franciscana Secular São Francisco de Assis,
Rio Comprido, Rio de Janeiro.

------------------------------------------------------------

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS


Quantas vezes você já recebeu um ovo de páscoa de presente? Mas você sabe o que ele significa? E o que é a Páscoa?

A Páscoa é uma comemoração antiga, de muito antes do nascimento de Cristo, quando ainda não havia o cristianismo.

A Páscoa era comemorada pelos pastores de animais, no hemisfério norte, onde o inverno é muito frio e quando o sol pouco aparece - ao término do inverno e início da primavera, estação do ano em que tudo floresce e a temperatura se toma mais agradável.

Assim, a Páscoa primitiva era a época em que tudo renascia. Por isso, mais tarde, foi associada à ressurreição de Cristo, que aconteceu nesta mesma época do ano.

Para os judeus, que comemoram a sua Páscoa desde mil e trezentos anos antes do nascimento de Cristo, sua origem é diferente. A Páscoa judaica chama-se Pesach, palavra hebraica que significa "passagem", e lembra a passagem de um anjo que teria poupado os judeus da morte pelas pragas que caíram sobre o Egito.

A Páscoa judaica comemora a passagem do povo de Israel da escravidão do Egito para a liberdade na terra prometida, atravessando o deserto do Sinai. Assim, a Páscoa, tal como hoje é comemorada, é uma festa de alegria, de fraternidade. Existem muitos símbolos de Páscoa.

Os peixes, os sinos, roupas brancas, o girassol, o trigo e a uva (pão e vinho) e os mais conhecidos, os coelhinhos e os ovos de chocolate. O coelho simboliza a fertilidade, a fecundidade (capacidade de reproduzir), a multiplicação. O ovo é o símbolo da vida, pois ele carrega uma vida dentro dele. A tradição de se comemorar a Páscoa dando ovos enfeitados como presente começou na Idade Média.

Durante a quaresma, período logo após o carnaval, não se comia determinados alimentos, entre eles os ovos. No domingo, o Domingo de Páscoa, o ovo era distribuído como símbolo da festa, dado como um presente. Para enfeitá-lo, passaram a pintar os ovos, adornando-os como presentes.

Na Rússia, os czares, os imperadores, presenteavam seus familiares com ovos riquíssimos, feitos de ouro, prata e pedras preciosas. Os ovos de chocolate surgiram por volta de 1860 e são usados até hoje, embrulhados em papel de presente e recheados com balas e bombons.


Extraído do Almanaque Santo Antônio, Editora Vozes.

Nenhum comentário: