Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

24 julho 2009

Colatina: Encontro das Fraternidades do estado do Espírito Santo

A Fraternidade Regional Sudeste 2 (Rio de Janeiro e Espírito Santo) da OFS realizou no dia 19 de julho de 2009 o 3º Encontro das Fraternidades locais do Estado do Espírito Santo. São elas:

• Fraternidade N.Sra. da Penha – Vila Velha
• Fraternidade Sagrado Coração de Jesus – Colatina
• Fraternidade São José – Marcílio de Noronha – Viana
• Fraternidade em formação: Nossa Senhora dos Anjos – Santa Teresa
• Fraternidade em formação de Cachoeiro de Itapemirim



O Encontro aconteceu no Mosteiro Santíssima Trindade das Irmãs Clarissas Pobres de Colatina – ES e teve início com a Celebração Eucarística na Capela do Mosteiro, presidida por Frei Vanilton, OFM que fez a acolhida dos irmãos e irmãs. Contamos com a presença do Ministro Regional da OFS, Hélio da Costa Gouvêa, da Coordenadora Regional de Formação Griselda Eyng, de Márcio Bernardo, representante da Jufra e do Assistente Espiritual Frei Carlos Roberto Quinelato da Penha, ofm conv.

Após a Celebração foi servido um delicioso café da manhã, e a seguir, em duplas, os irmãos e irmãs se mesclaram para se conhecerem melhor. Frei Rafa, ofm, assistente espiritual da Fraternidade de Colatina proferiu uma calorosa e esclarecedora reflexão sobre o “Sentido de Pertença”. Ao meio-dia a Família Franciscana (frades, clarissas e OFS) participaram do banquete, um farto e delicioso almoço, preparado e serviço pelas Irmãs Clarissas.

Na parte da tarde a família franciscana viveu momentos alegres e de descontração quando cada Fraternidade apresentou seus trabalhos, de forma lúdica, reflexiva e emocionantes passagens da Vida de Francisco e Clara, tais como: O beijo do leproso, o despojamento, refeição de Francisco e Clara na Porciúncula, a bênção dos pães por Clara diante do Papa e o Cântico das Criaturas.

No encerramento do Encontro os Frades presentes proferiram a bênção de São Francisco e as Irmãs Clarissas abençoaram a todos os participantes, cantando a bênção de Santa Clara. PAZ E BEM!

Griselda Eyng – Coordenadora Regional de Formação

Publicado em franciscanos.org.br.

Um comentário:

Luiz K@reca disse...

Mesmo estando longe, fico feliz por ver que, depois de tantos esforços promovidos pelo Regional, finalmente já temos cinco fraternidades no Estado do Espírito Santo. São sementes que darão origem a outras fratenidades naquele Estado, onde a vivência do Evangelho, segundo o carísma de S. Francisco, continuará se espalhando e levando a mensagem de Paz e Bem!

Irmão Luiz Campos de Menezes, ofs.