Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

29 julho 2009

02 de agosto - Santa Maria dos Anjos

Dia 02 de agosto, quando comemoramos o dia de Santa Maria dos Anjos (DIA DO PERDÃO), vamos (sozinhos ou com nossa fraternidade) parar alguns instantes e refletir - através da leitura nas fontes - o quão importante é para nós franciscanos e franciscanas esse momento.

Fraternalmente,

Maria Tereza da Conceição Ribeiro
Coordenadora do 1º Distrito - Regional Sudeste 2

* * * * *

No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como "Porciúncula". Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:

"O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida".

Nenhum comentário: