A Fraternidade Franciscana Secular Nossa Senhora da Imaculada Conceição celebrou no último domingo, dia 28 de setembro, o seu Jubileu de Ouro.
Na celebração da Memória do Trânsito de S. Francisco de 1957, Frei Mateus Hoepers - que era o Padre Comissário Nacional da Ordem Terceira - juntamente com o pároco da paróquia N. Sra. da Conceição, Frei Ático Eyng, começaram a Etapa de Formação (antigo noviciado) dos que viriam a constituir a primeira Fraternidade da OFS
Nilópolis. Foi
Antecipada para poder receber os irmãos e irmãs da Fraternidade Regional, as comemorações tiveram a presença das Fraternidades de S. João de Meriti, Nova Iguaçu (Sto. Antônio e S. Francisco), Duque de Caxias (Sto. Antônio), Nilópolis (N. Sra. Aparecida), Rio de Janeiro (Sto. Antônio, S. Sebastião, S. Luís e S. Pedro) e Niterói (Santo Cristo dos Milagres); além de vários irmãos e irmãs da Comunidade Paroquial. Representando o Conselho Regional, estiveram presentes o Ministro Regional, Luiz Cláudio do Nascimento; a Coordenadora Regional do 3º Distrito, Maria Conceição Messias; e o 2º Secretário Regional, Arion Silva. Mais dois membros do Conselho Regional que estavam presentes são da própria Fraternidade jubilar: Valcimério da Silva , Coordenador Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, que é o Ministro Local; e Anderson Moura, Coordenador Regional de Comunicação, que é o Coordenador de Formação Local.
A missa em ação de graças foi celebrada às 10 horas pelo Assistente Espiritual da Fraternidade, o Frei José Pereira, OFM. Convidado pelo celebrante o Ministro Regional, saudou os presentes e felicitou a Fraternidade jubilar pelo testemunho. Falou sobre o exemplo de S. Francisco e S. Clara, e lembrou que 50 anos de vida podem parecer pouca coisa, mas totalizam a décima sexta parte dos 800 anos de Carisma que toda a Família Franciscana agora celebra, com a graça de Deus.
A Fraternidade ainda distribuiu um livreto que conta a sua história, lembrando, inclusive, todos os frades que foram Assistentes Espirituais e todos Ministros e Vice-Ministros; como a Fraternidade foi desmembrada em 1967, vindo a constituir uma outra frutuosa Fraternidade da OFS em Nilópolis, a de N. Sra. Aparecida; a criação da Fraternidade Mensageiros de São Francisco, da JUFRA; e os vários desafios e alegrias encontrados em cinqüenta anos de vida em Fraternidade.
Após a celebração todos confraternizaram num alegre almoço servido pelos aniversariantes, encerrando os festejos por volta das 14:30 horas após a partilha do bolo.
Com fogo novo, agora a Fraternidade se prepara, juntamente com os frades da Ordem Primeira, para o tríduo e solenidade do Seráfico Pai S. Francisco, - verdadeiro dia do Jubileu - quando, diante da comunidade, haverá a profissão de mais uma irmã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário