Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

17 agosto 2018

Profissão dos irmãos e irmãs, Ereção Canônica e Primeiro Capítulo Eletivo - Fraternidade Santa Clara - Venda das Pedras



Rio de Janeiro (RJ) - Sob a inspiração de Santa Clara de Assis, no dia 11 de agosto, foi erigida canonicamente uma nova Fraternidade da Ordem Franciscana Secular no Regional Sudeste 2 RJ/ES. Esta Fraternidade, certamente, seria muito especial para São Francisco de Assis e Santa Clara porque foi erigida no interior da antiga colônia para hansenianos Tavares de Macedo, que hoje tornou-se um bairro onde vivem 9 mil pessoas em 950 mil metros quadrados, sendo 160 ex-internos, em casas de vilas, pavilhões e alguns na enfermaria – caso dos que sofreram amputações por tratamentos equivocados do passado. E não poderia deixar de ser especial para as Fraternidades do Regional Sudeste II (RJ/ES) da Ordem Franciscana Secular, para religiosos (as) e fiéis que marcaram presença na emocionante Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel.

Mais emocionante ainda foi o momento de entrega dos primeiros professos solenes desta Fraternidade: Cristiane Rodrigues dos Santos, Elizate Geralda do Nascimento Bazílio, Jane Daisy Silva, Maria do Socorro Chagas da Silva, Marismar Alves Amorim Silva, Martinho José da Silva Neto e Renato Ribeiro de Almeida disseram sim, alguns muito emocionados, diante do Ministro Regional, Marco Antonio Rodriguez, da Fraternidade São Francisco de Assis do Rio Comprido. Como símbolos deste momento, receberam o Tau e o Crucifixo de São Damião.



A Celebração, que teve início às 10h15 na Igreja Nossa Senhora Aparecida, situada na Avenida 22 de maio, s/n, só terminou depois do meio-dia. Na ereção canônica da nova Fraternidade, o Ministro Provincial decretou: “Usando as atribuições a mim conferidas pela Santa Sé, pelas Constituições Gerais da nossa Ordem, erijo canonicamente a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular, nesta cidade de Itaboraí, RJ, no bairro Venda das Pedras, na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, sob a invocação e patrocínio de Santa Clara de Assis”.



Cristiane Rodrigues dos Santos falou pelos neoprofessos e revelou que  a nova Fraternidade nasceu do estímulo recebido de Frei Luiz Colossi, hoje residindo na Fraternidade de São João do Meriti, e dos irmãos franciscanos seculares que passaram a visitar a colônia no Dia da Escuta, sempre no último domingo do mês de agosto. “O Frei Colossi, com seu jeitinho, nos ensinou como sermos franciscanos. Fazendo tudo no seu ‘caladinho’, mas mostrando o exemplo de como ser franciscano”, contou Cristiane, não economizando nos agradecimentos a todos que tornaram realidade este momento, especialmente os formadores da Fraternidade de São Gonçalo. “Estreitamos os laços cada vez mais entre nós graças a esses formadores. Dizemos que esta Fraternidade é nossa Fraternidade-Mãe. Fazemos até o nosso retiro juntos”, elogiou Cristiane, eleita no primeiro capítulo da Fraternidade, realizado logo depois a Missa, a primeira ministra. Renato foi eleito vice-ministro e Elizate cuidará da formação. Já Marismar ficará como secretária e Martinho como tesoureiro.

Esta é a 36ª Fraternidade Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular, sendo 32 do Rio de Janeiro e 4 do Espírito Santo. Segundo o Ministro Regional, Marco Antonio Rodriguez, um total de 1.100 irmãos fazem parte deste Regional. “Para mim, a ereção desta Fraternidade tem um significado muito grande. E um baluarte da nossa espiritualidade é ser irmão, é viver em fraternidade. Ver isso é algo muito rico para a minha caminhada franciscana. Francisco viu a grandiosidade que era ser irmão e ser fraterno, não só das pessoas, mas de todas as criaturas, do cosmos, da natureza. Ele via a graça de Deus em todos”, festejou. Ao final o irmão Ministro agradeceu a presença de todas as fraternidades presentes, apresentando-as para a comunidade e destacou também a presença de um novo grupo que está começando sua caminhada de formação na cidade de Carmo/RJ, sob a assistência espiritual dos frades Capuchinhos.

Admara Titonelli, da Fraternidade Santo Antonio dos Pobres, Volta Redonda, emocionou-se bastante durante a celebração. Depois de receber alta hospitalar, conseguiu participar da Celebração, com muito simbolismo para ela, que acompanhou os professandos durante os seis anos de formação, como o falecido Osvaldo. “Ele podia não ter dedos, mas doação era o sobrenome daquele homem. Cego, eu nunca vi um irmão tão amoroso e carinhoso. Ele só tinha palavras boas”, homenageou.



Admara explicou que o desenho que retrata a Fraternidade tem as mãos simbolizando cada um dos seus membros. “A mão sem dedos é do falecido Osvaldo”, disse.



A imagem de Santa Clara que vai acompanhar a Fraternidade e foi trazida por Ir. Juliana foi doada pelas Irmãs Clarissas da Gávea e pelo Regional da OFS.


Ao final da Celebração Frei Fidencio, juntamente com os assistentes espirituais presentes deu a benção final a todos.


Logo após a celebração, houve o primeiro Capítulo Eletivo da Fraternidade Santa Clara, sendo eleitos e empossados pelo Ministro Regional os seguintes irmãos:

Ministra: irmã Cristiane
Vice-Ministro: Renato
Formadora: Elizate
Tesoureiro: Martinho
Secretaria: Marismar



O Conselho Regional agradece a todos irmãos envolvidos durante todo o processo na caminhada da Fraternidade, em especial aos irmãos Formadores (Helio e Ernane) por toda dedicação e amor com todos. E pedimos as bençãos de nosso Senhor sobre essa Fraternidade e que sejam conduzidos à luz do Espírito Santo, em uma Fraternidade em saída, como nos pede o Papa Francisco.

Paz e bem!
Conselho Regional

















































































































































































































Nenhum comentário: