Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

03 novembro 2016

Jubileu de 90 anos da Fraternidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria / Porciúncula


Fundada em 1º de novembro de 1926. A Fraternidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria - Porciúncula, celebrou no último domingo, dia 30 de outubro de 2016, o seu Jubileu de 90 anos. 

A celebração iniciou com a Santa Missa celebrada pelo atual Assistente Espiritual Frei Luiz Henrique (OFM), por Frei Geraldo (OFM) e Frei Almir (OFM). Foi uma celebração muito especial, em que fizeram sua profissão definitiva na OFS os irmãos Maria Nicia e Luciano Cordeiro.























































Logo após a celebração, todos os irmãos e irmãs foram convidados para o cafezinho e em seguida, o irmão Ministro Aluysio convocou os aniversariantes do mês de outubro para cantarmos parabéns. Solicitou que os irmãos e irmãs presentes de cada Fraternidade se apresentassem como representantes das mesmas.
Foram convidados alguns irmãos e irmãs da Fraternidade e os Assistentes Espirituais anteriores e atuais para uma singela homenagem.













































O irmão Ministro Aluysio apresentou a história da Fraternidade, através de fotos, textos e depoimentos de alguns irmãos por meio de vídeo, foi um momento de muita emoção.

Um pouco da História da Fraternidade
A Fraternidade Franciscana Secular da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria fundada em Niterói no ano de 1926, pelo frei Ignácio Hinto, então guardião do Convento de Santo Antônio, na cidade do Rio de Janeiro, sendo aprovada por Dom Agostinho Francisco Benassi, Bispo da Diocese de Niterói. Em 1º de novembro de 1926, realizou-se a reunião solene na Capela da Catedral, quando foi lida a bula de ereção canônica da fraternidade, assinada pelo Padre Provincial, Frei Celso Dreiling. Neste momento foi feita a vestição dos primeiros noviços, sendo composto por 15 irmãos e 34 irmãs, incluindo a entrada de 4 sacerdotes, entre eles o Cura da catedral, então governador do bispado, que fez seu noviciado juntamente com os demais irmãos e irmãs. 



Este momento de memorável união foi encerrado com um almoço com os irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular e familiares e um delicioso bolo em comemoração aos 90 anos da Fraternidade.



















































Um dia de muita felicidade, que ficará na lembrança de todos!
Paz e Bem!

Nenhum comentário: