Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

07 novembro 2014

Festa no céu.

A Fraternidade celeste está em festa, pois recebeu duas ilustres irmãs: Fermina e Dirce.


Nossa irmã Fermina voltou para junto do Pai no dia 13 de outubro de 2014.
Nascida na Argentina, em 05 de julho de 1934, filha de Joaquim  Toledo e  Fermina  Garcia , batizou-se e crismou-se na Capela da fazenda onde morava. Viveu uma vida confortável. Casou se em 1958, aos 24 anos, com Juan Angel Napoli. Após alguns anos de matrimônio, ao descobrir a vida não muito ética que seu marido levava, separou-se dele e, abandonando tudo que possuía, veio, com seu filho Pablo, para o Brasil. Aqui passou dificuldades, devido às diferenças culturais e por não conhecer a língua, além da questão  financeira que  precisou enfrentar. Acostumada a trabalhar apenas no âmbito doméstico e, somente com a escolaridade do ensino fundamental, tornou-se trocadora de ônibus, mantendo-se e a seu filho.
Vindo a morar na Comunidade do Turano passou a freqüentar a Paróquia São Sebastião e as reuniões da Fraternidade da OFS. No dia 2 de agosto de 1998 fez seu Rito de Iniciação, sendo admitida à Formação em 5 de setembro de 1999. Sua Profissão definitiva foi no dia 7 de outubro de 2001 – festa de Nossa Senhora do Rosário.
Fermina sempre foi muito disponível à Fraternidade, colaborando, também, nas atividades do Regional e nas Reuniões do Nacional, quando auxiliava no almoço, lanche e limpeza. Sempre junto com a irmã Rosa, trabalhava na preparação das Bolsas da Caridade,


para os ”pobres do Turano” e no Bazar Paroquial das Primeiras Sexta-feiras de cada mês.
Vítima da diabetes, há alguns anos teve um AVC e foi morar com o filho Pablo e a nora Marilze, em Realengo.
Fermina, agora, está nos braços do Pai junto a Nossa Senhora dos Anjo. Obrigada, Senhor, pelos anos de convivência fraterna com ela e pela oportunidade de receber seu testemunho de serviço franciscano, anônimo e na perfeita alegria.








Lembrando nossa querida “Irmã Dirce”
 
Para Ordem Franciscana Secular, como para Primeira Ordem é tradicional o encontro fraterno com suas Irmãs Clarissas pela Solenidade da Mãe Santa Clara, Páscoa e Natal do Senhor. Em algumas destas datas, tivemos a graça de conhecer a Dirce, com os seráficos Pais repetir: “O Senhor me deu mais uma Irmã!” Verdadeira Irmã sempre fez a diferença pelo carinho devotado à nossa Comunidade Clariana da Gávea. Apesar de seus escassos recursos, Dirce fazia questão de oferecer-nos alguns presentinhos nos aniversários de Profissão ou Jubileus das Irmãs. Aos poucos foi envolvendo toda a Fraternidade Secular do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca e, muito solicita procurava indagar o que as Irmãs mais necessitavam. Angariava material de limpeza, e outros gêneros de primeira necessidade, não esquecendo mesmo os “bombons”... Tudo embalava com muita arte e carinho, fazendo belos pacotes que  com o auxílio dos demais Irmãos e Irmãs vinha trazer, com simplicidade à nossa Porciúncula do Rio.
Mesmo internada, em sua última estada no Hospital, preocupou-se por não poder trazer nada para suas Irmãs neste ano, pela Solenidade da Mãe Santa Clara. Receava mesmo que a Fraternidade não visitasse o Mosteiro pela celebração do Natal do Senhor. Nossas Irmãs que a visitaram, levando-lhe a Santa Comunhão, testemunham, comovidas essa sua preocupação. Felizmente conseguimos também levar-lhe por duas vezes um Sacerdote para ministrar-lhe os Sacramentos.
Na época de sua primeira cirurgia estávamos com uma Postulante internada no mesmo vizinho Hospital Miguel Couto para cirurgia no braço fraturado. Com isso, por misericórdia divina, pudemos ajudar um pouco a nossa querida Irmã Dirce. E fazer-lhe companhia em seu Calvário. Toda as vezes encontravam-na com o Rosário nas mãos ou rezando o Salmo 22 - O Bom Pastor – que estava afixado à parede, junto aos seu leito. Verdadeira filha dos seráficos Pais, acolheu a dor, o abandono, a Irmã Morte, com semblante sereno e a prece nos lábios.  
Importa ajudarmos sua querida mana Regina, de 93 anos, com quem ela muito se preocupava pelo fato de estar sem moradia e muito necessitada de ajuda. Que a boa Dirce possa interceder para que bons anjos venham em seu socorro e auxílio!
E rogue também por sua amada Fraternidade Franciscana, a quem muito se dedicou, interessado-se pela sua formação e crescimento. Sob a intercessão do Pai São Francisco e da celeste Rainha da Ordem Seráfica!
 
“Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa Irmã a Morte corporal, da qual nenhum vivente pode escapar. Bendito aquele que se encontra na Tua santíssima vontade.”
(Cântico das Criaturas)
 
 
Irmãs Clarissas
Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos


Nenhum comentário: