Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

27 março 2013

Os franciscanos seculares e o papa Francisco




Ao Senhor Papa Francisco
14 de Março de 2013


Queridos irmãos e irmãs,
Paz e bem!

Em nome da Presidência do Conselho Internacional, eu sinto a necessidade e urgência de compartilhar com vocês os pensamentos e sentimentos que nos inundam neste tempo de graça, com a eleição do Papa Francisco. Que grande emoção! Além disso vemos como Deus cuida de sua Igreja com tanta graça e bênção! Louvado seja o Senhor!

Deus continuamente nos surpreende suavemente redirecionando sua Igreja, por seu autêntico Amor.

O Papa começou seu ministério, dizendo:
"Irmãos e irmãs boa noite". Foram suas primeiras palavras como Papa! Nós falamos de fraternidade, quando reconhecemos os irmãos e irmãs em igualdade.

A cruz peitoral é de metal: sinal de simplicidade e de pobreza.

Reconhecimento, amor e gratidão para seu predecessor o amado  Bento XVI:  atitude eucarístca e fraterna.

O Papa Francisco se referiu a si mesmo apenas como bispo. E, particularmente, o bispo da Igreja de Roma, que preside na caridade todas as Igrejas: sinal da autêntica colegialidade, em sua missão de presidir a todas as Igrejas em caridade.

O Papa pediu oração recíproca: uns para os outros.

Antes de abençoar os fiéis, o Papa pediu um favor: a oração de seus irmãos e irmãs para implorar a bênção de Deus sobre ele. E expressivamente chamou esta oração de "oração do povo":  foi um sinal de profunda partilha e reafirmação da verdadeira natureza da Igreja, como Igreja total (ou seja, antes de todo o Povo de Deus, a unidade precede a distinção) e Igreja de comunhão (serviço recíproco, de uns para com os outros).

Eu acho que todos nós nos comovemos no momento em que o Papa se inclinou para receber a bênção de Deus, implorada por todos os seus irmãos e irmãs: sinal concreto de humildade, simplicidade e reconhecimento da dignidade humana e cristã. Só depois de receber a bênção de Deus e de seus irmãos, abençoou a todos: Urbi et orbi.

O nome de Francisco: como reconhecimento do chamado de Deus para reparar a casa, através do carisma de Francisco e de sua espiritualidade, em conformar-se com Cristo plenamente. Este Papa jesuíta, nos deu sinais muito específicos de um autêntico franciscano!

E hoje, em sua primeira homilia, deixou-nos três "comandos": andar, construir, confessar. Confessar Cristo crucificado. Em seguida me veio à mente o Artigo 10 das nossas Constituições. Convidamos todos a reler com atenção!

Que seu nome, e este início de seu pontificado, seja sinal e programa da vigorosa recuperação de uma Igreja, toda evangélica e apostólica, que dá preferência para os pobres e os irmãos, uma Igreja enraizada no Senhor Jesus, sine glossa, como sentia e viveu Francisco de Assis.

Os franciscanos seculares, tem um grande dever: apoiar o Papa com toda nossa força, com a oração, o testemunho da própria vida e da ação corajosa e determinada.

Que Deus, nosso Pai, encha de bênçãos e de graças ao Papa Francisco.


Em nome da Presidência do Conselho Internacional,
 
Encarnación del Pozo, OFS – Ministra Geral

* * * * *

Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular, artigo 10:

«Cristo pobre e crucificado», vencedor da morte e ressuscitado, máxima manifestação do amor de Deus ao homem, é o «livro» no qual os irmãos, à imitação de Francisco, aprendem o porque e o como viver, amar e sofrer. N'Ele descobrem o valor das contradições pela causa da Justiça e no sentido das dificuldades e das cruzes da vida de cada dia. Com ele, podem aceitar a vontade do Pai, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, e viver o espírito franciscano de paz, no repúdio de toda doutrina contrária à dignidade do homem (cf. Regra 10).

Nenhum comentário: