Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

21 maio 2012

Ano Clariano: Peregrinação da Família Franciscana ao mosteiro de Nova Iguaçu


"O Regional RJ/ES da Família Franciscana do Brasil (FFB) realizou, no Domingo 15 de abril, uma peregrinação ao Mosteiro de Santa Clara, Bairro Botafogo, Nova Iguaçu (RJ), como etapa preparatória para o Jubileu Clariano (1212-2012) que se realizará nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2012, na cidade de Canindé (CE). Em setembro de 2011, o Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular (OFS) também promoveu uma visita de suas fraternidades ao Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, na Gávea (RJ), e ainda estão previstas peregrinações aos mosteiros Sagrada Face e Reparação, em Araruama (RJ) e Santíssima Trindade, em Colatina (ES).

O encontro foi marcado pela alegria própria do carisma franciscano e pela partilha fraterna entre os diversos ramos da frondosa família que se fizeram presentes em mais essa etapa de preparação ao Jubileu. As Irmãs Clarissas vivem atualmente um momento especial e histórico: no próximo mês de agosto se completarão 800 anos da vocação de Clara de Assis e das primeiras irmãs que a seguiram e receberam de Francisco de Assis uma ‘forma vivendi’, que, em poucas e simples linhas evangélicas, continha a inspiração fundamental que definiu a Ordem das Damas Pobres.

Durante o encontro, a Madre Maria da Conceição Imaculada brindou a todos com relato lúcido da história do Mosteiro de Santa Clara, cujas cinco irmãs fundadoras são oriundas do Mosteiro Nossa Senhora da Piedade, da Ilha da Madeira, Portugal. Segundo Madre Maria, o Mosteiro Santa Clara foi pedido pelo ex-bispo diocesano de Nova Iguaçu, Dom Adriano Hypólito, OFM, que rezou por 16 anos para concretizar o grande sonho de ter um mosteiro de vida contemplativa em sua diocese.

A religiosa fez memória ao grande espírito de oração e de amor aos pobres de Dom Adriano e ao carinho que sempre manifestou por todas as irmãs do mosteiro, zelando para que nada lhes faltasse. A figura de grande pai e protetor ficou marcada ao longo de seu bispado, mesmo no período da ditadura militar, quando foi perseguido.

As Irmãs Clarissas chegaram ao Brasil em 1986, permanecendo em um local  provisório até a conclusão das obras da casa. O mosteiro foi inaugurado a 13 de maio de 1989 e, segundo o desejo de Dom Adriano,seria o centro de adoração eucarística de sua diocese. Com esse intuito foi construído a Casa Betânia, anexa ao mosteiro, para acolher os adoradores noturnos e também receber grupos para encontros e retiros.

Madre Maria falou sobre o cotidiano de orações e de trabalho que as irmãs realizam, sendo, inclusive, responsáveis pelo fornecimento de hóstias para a comunhão eucarística e das alfaias para as celebrações, além da fabricação de imagens de Santa Clara. A religiosa concluiu louvando e bendizendo a Deus pela generosidade do povo em geral que freqüenta as missas e de todo o clero, e pela estima que gozam entre a Família Franciscana.

Através do locutório, a jovem irmã Rosana Maria da Conceição Aparecida, OSC, relatou seu itinerário vocacional iniciado na JUFRA Mensageiros de São Francisco, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nilópolis (RJ), até descobrir que sua verdadeira vocação era ser franciscana da Segunda Ordem.

O encontro foi encerrado pelo frei Edcarlos Hoffman, OFMCap, vice-coordenador do Regional RJ/ES da FFB e assistente do regional Sudeste da OFS. Em sua homilia, ele realçou o valor da vida e da vocação de Santa Clara, que marcou para sempre o carisma franciscano na Igreja e no mundo. Frei Edcarlos reafirmou a importância de mantermos atados os laços que nos unem a Cristo e aos irmãos através do testemunho deixados por São Francisco e Santa Clara.

Que possamos cultivar nossa vocação tendo amor à santa pobreza vivida em fraternidade e no seguimento ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo."

por Claudio Santos, OFS, especial para o site www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário: