Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

12 dezembro 2011

Centenário é destaque no site da Arquidiocese do Rio

"Ordem Franciscana Secular celebra Centenário no Rio", por Raphael Freire

Viver o Evangelho; Testemunhar a Fé; Reconstruir a Igreja e a Sociedade; Ter a vida em Fraternidade; Lutar pela Justiça, Paz e Ecologia; Amar e promover a vida aos necessitados. Essa é a Missão dos Franciscanos Seculares, que desde o dia 4 de dezembro celebram o Centenário da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular (OFS) de Santo Antônio do Largo da Carioca.

Em atenção à data e unindo toda a Arquidiocese às comemorações do centenário, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa na última terça-feira, 6 de dezembro, no Convento Santo Antônio. A cerimônia litúrgica foi concelebrada pelo Guardião do Convento, Frei Ivo Müller, e pelo Reitor do Convento e Assistente da Fraternidade de Santo Antônio, Frei Vitório Mazzuco.

- Nós estamos muito felizes com a vinda de Dom Orani e esse momento é a nossa comunhão com a Igreja local. Sempre, com muito carinho, nós fazemos essa unidade de preces, seguindo todas as orientações que nosso Arcebispo dá para nós, disse Frei Mazzuco.

Dom Orani agradeceu pelo convite de poder participar e celebrar o Centenário da OFS do Convento de Santo Antônio, e ressaltou a importância dos dons e da vocação franciscana para a Igreja, tendo em vista que esses dois aspectos contribuem para que a presença de Jesus Cristo seja cada vez mais efetiva.

- É muito bom celebrarmos um jubileu de cem anos. A Escritura fala que cada vez que se celebra um jubileu é tempo de recomeçar, de retomar. Celebramos hoje, duas vezes, o ano do jubileu bíblico, que recorda para nós que sempre é tempo de recomeçar e retomar os antigos valores com as novas realidades, com os novos desafios. Portanto, dentro de todas as espiritualidades existentes na Igreja, a OFS vem buscar e beber na fonte da Ordem Franciscana para depois ser enviada ao mundo e fermentar com o coração e com a vida nova nossa sociedade, afirmou Dom Orani.

Segundo a Ministra da Fraternidade de Santo Antônio, Kátia Sodré, a Ordem Franciscana Secular reúne todos que se sentem chamados ao seguimento de Cristo na trilha de São Francisco.

- Nossa missão é ser testemunhas do Evangelho no mundo, nas nossas famílias e nas nossas profissões à maneira de São Francisco, seguindo a sua orientação de vivermos e pregarmos o Evangelho com simplicidade e humildade, sendo presença real no meio do povo e principalmente no meio dos pobres, ressaltou Kátia.

O encerramento do Centenário da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Santo Antônio do Largo da Carioca será realizado no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição – Mãe escolhida por São Francisco como a Padroeira de toda a Ordem Franciscana – e Dia do Centenário da Fraternidade. Uma Missa será presidida no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, pelo ex-assistente da Fraternidade e professor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (ITF), Frei Alberto Beckhäuser, e concelebrada pelo Reitor do Convento e Assistente da Fraternidade de Santo Antônio, Frei Vitório Mazzuco.

Informações no blog: www.santoantoniocarioca.blogspot.com.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espLinkalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (Beato João Paulo II)

* Fotos: Carlos Moioli


Nenhum comentário: