"Ordem Franciscana Secular celebra Centenário no Rio", por Raphael Freire
Fonte: Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Em atenção à data e unindo toda a Arquidiocese às comemorações do centenário, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa na última terça-feira, 6 de dezembro, no Convento Santo Antônio. A cerimônia litúrgica foi concelebrada pelo Guardião do Convento, Frei Ivo Müller, e pelo Reitor do Convento e Assistente da Fraternidade de Santo Antônio, Frei Vitório Mazzuco.
- Nós estamos muito felizes com a vinda de Dom Orani e esse momento é a nossa comunhão com a Igreja local. Sempre, com muito carinho, nós fazemos essa unidade de preces, seguindo todas as orientações que nosso Arcebispo dá para nós, disse Frei Mazzuco.
- É muito bom celebrarmos um jubileu de cem anos. A Escritura fala que cada vez que se celebra um jubileu é tempo de recomeçar, de retomar. Celebramos hoje, duas vezes, o ano do jubileu bíblico, que recorda para nós que sempre é tempo de recomeçar e retomar os antigos valores com as novas realidades, com os novos desafios. Portanto, dentro de todas as espiritualidades existentes na Igreja, a OFS vem buscar e beber na fonte da Ordem Franciscana para depois ser enviada ao mundo e fermentar com o coração e com a vida nova nossa sociedade, afirmou Dom Orani.
- Nossa missão é ser testemunhas do Evangelho no mundo, nas nossas famílias e nas nossas profissões à maneira de São Francisco, seguindo a sua orientação de vivermos e pregarmos o Evangelho com simplicidade e humildade, sendo presença real no meio do povo e principalmente no meio dos pobres, ressaltou Kátia.
O encerramento do Centenário da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Santo Antônio do Largo da Carioca será realizado no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição – Mãe escolhida por São Francisco como a Padroeira de toda a Ordem Franciscana – e Dia do Centenário da Fraternidade. Uma Missa será presidida no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, pelo ex-assistente da Fraternidade e professor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (ITF), Frei Alberto Beckhäuser, e concelebrada pelo Reitor do Convento e Assistente da Fraternidade de Santo Antônio, Frei Vitório Mazzuco.
Informações no blog: www.santoantoniocarioca.blogspot.com.
Breve história da Ordem Franciscana Secular
A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.
Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus esp

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (Beato João Paulo II)
* Fotos: Carlos Moioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário