Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

21 março 2011

Retiro da Fraternidade Apóstolo São Pedro, de Cavalcante


Pela manhã do domingo do dia 20 de março, a Fraternidade Franciscana Secular “Apóstolo São Pedro”, do bairro Carioca de Cavalcante, realizou seu retiro espiritual na Casa de Formação São Francisco de Assis dos Frades Franciscanos Conventuais, no bairro do Rio Comprido, tendo como tema: "O olhar franciscano no mistério da Encarnação, Paixão e o 'Corpo do Senhor' (Eucaristia)".


O retiro foi iniciado às 09 horas com a acolhida dos irmãos à comunidade franciscana, seguida da introdução e motivações para o bom andamento do dia. Às 10 h participamos da Santa Missa na Paróquia São Francisco de Assis, presidida pelo Frei Brás José, OFMConv., pároco, que acolheu calorosamente a fraternidade. Em seguida na capela da Casa de Formação, dando continuidade a meditação sobre o "Corpo do Senhor", realizamos uma Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento com o texto do Devocionário Franciscano sobre "São Francisco e as criaturas". Após a bênção com o Santíssimo feita por Frei Donil Alves, OFMConv. a ministra da Fraternidade, Paulina, juntamente com a formadora, Geralda, realizaram o Rito de Admissão à OFS da irmã Vânia segundo o livro " Documentos". Ao término da solenidade todos se confraternizaram com um animado almoço.

Pela tarde, Frei Fábio Soares, OFMConv., assistente espiritual local, retomou o retiro com uma dinâmica da cruz feita com papel e meditou com a fraternidade o texto de Mateus 6, 9-13 e em Lucas 11,1-4 sobre a Oração do Senhor e o texto de São Francisco: Escritos sobre o Pai-Nosso, momento de rica troca de experiências. Ao meditar a Paixão do Senhor, nada mais apropriado do que rezar a Via-Sacra mesclada com textos de Santa Clara - como consta no Devocionário; e encerrando o retiro de convivência fraterna e oração, a recitação da Coroa Franciscana que apresenta a Encarnação do Senhor nas alegrias de Nossa Senhora. E para encerrar este dia de retiro, um cafezinho com sabor de "quero mais..."

Paz e Bem!

Frei Fábio Soares, OFMConv.
Assistente Espiritual da Fraternidade Apóstolo São Pedro, Cavalcante, Rio de Janeiro (RJ)





Nenhum comentário: