Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

27 fevereiro 2011

Encontro Anual de Formadores 2011

Sábado, dia 19 de fevereiro, Formadores(as) e Coordenadores(as) do SEI do Regional Sudeste 2, tiveram seu Encontro Anual de Formação, na Fraternidade da Imaculada Conceição da Porciúncula, em Niterói. Fomos muito bem acolhidos, pela Fraternidade.

Após o delicioso café, entoamos um mantra sob a orientação de nossa irmã Maria Tereza Ribeiro e fizemos uma breve Celebração da Palavra: Louvor Matinal com Francisco e Clara. Depois, foi feita a dinâmica dos objetivos, utilizada para confraternização. A Coordenadora de Formação fez a devolução às Fraternidades sobre os Relatórios de Formação de 2010, entregues por formadores e formadoras, apresentando, aos presentes, os referidos relatórios e o resumo conclusivo, que foi enviado à Coordenadora Nacional de Formação. Nesse documento, se pôde constatar que as Escolas Permanentes de Formação não estavam atingindo seu objetivo, sendo apresentada a proposta alternativa de Formação para 2011. A assembleia, de 56 participantes, dividiu-se em 5 grupos para refletir sobre o significado das palavras Formador(a), Assistente e Ministro(a), utilizando o dicionário. No Plenário, concluímos quais são as funções específicas de cada um, ratificando que elas não se confundem. Após um intervalo musical, passamos ao estudo das Diretrizes Nacionais de Formação, relembrando os objetivos gerais e específicos da formação, bem como os agentes de Formação e os elementos que constituem a equipe de Formação. Todos concluíram que equipe não é lista de substitutos, apenas. Após a bênção de frei Geraldo OFM, Assistente Local, almoçamos. Na parte da tarde, após o saboroso almoço, a Coordenadora de Formação apresentou novamente os temas a serem abordados durante o ano de 2011. Propôs que os presentes se manifestassem, por escrito, sobre a adesão às opções de Formação sugeridas: plantão da equipe de formação no Secretariado, para consultoria das Fraternidades; Cursos para Formadores; Círculos de Estudo; visitas da equipe de formação regional às Fraternidades. A maioria dos presentes optou por Cursos de Formação, que colocarão em prática a autoformação, que consta do Documento Final do Encontro da Área Sudeste, realizado em outubro de 2010. Novamente, a assembleia se dividiu em grupos, para elaborar um Planejamento de Formação Anual, conforme previsto em nossas Diretrizes, com a finalidade de exemplificar o que depois será feito nas Fraternidades. Os Coordenadores e Coordenadoras do SEI se retiraram para um momento de debate e reflexão com o Coordenador Regional do SEI, o irmão Dalvo. Por fim, as Fraternidades presentes receberam um envelope, contendo: os Temas para a Formação em 2011; o esquema do Planejamento Anual de Formação da Fraternidade; o esquema do Relatório de Formação ( a ser entregue à Coordenadora de Formação no final do ano) e a ficha de inscrição para o Curso de Pensamento Franciscano, organizado pelo ITF, que terá início no dia 12 de março, no Convento de Santo Antônio. O Ministro Regional falou sobre o Capítulo Avaliativo Nacional, que acontecerá em março, em nosso Regional e a irmã Griselda mostrou as camisas, que poderão ser adquiridas no Secretariado.

Encerramos nossas atividades, às 16 horas, com a Oração da Colaboração e uma música mariana.

PAZ e BEM!

Daisy Lúcia M. Ferreira
Coordenadora de Formação






Nenhum comentário: