A Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS), realizou de 21 a 23 de agosto, na Diocese de Castanhal, no Pará, o seu XXXVI Capítulo Nacional. Em clima fraterno e de muita oração e reflexão, os capitulares elegeram, no último dia 22 de agosto, o novo Conselho Nacional que cumprirá mandato para o triênio 2015 a 2018.
A eleição foi conduzida pela Conselheira da Presidência do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) para o CONESUL, Silvia Diana e contou com a presença do Frei José Antônio, Assistente Espiritual. O pleito, realizado no Cenóbio da Transfiguração, contou com o recurso da votação eletrônica, dando tranquilidade ao momento que contou com a participação de vários candidatos.
Para ministro nacional foi eleito Vanderlei Suélio (GO); vice-ministra: Maria José (MS); Coordenadora de Formação: Marúcia Conte (PA); tesoureiro: Aluísio Victal (SP); secretária: Mayara Ingrid (MA); assessor jurídico: Antônio Benedito (PA); coordenador da área Norte: Jucilene Caldas (PA); Coordenador da Área Nordeste A: Paulo Gomes (CE); Coordenador da Área Nordeste B: Ebevaldo Nascimento (PE), coordenador da área Centro-Oeste: Luiz Mendes (DF); coordenador da área Sudeste: Antônio Júlio (SP); coordenador da área Sul: Delvanir Reis (PR) e os conselheiros Fiscais Titulares: Helio Gouvêa (RJ), Nivaldo Moreira (GO) e Cláudio Luiz (RJ); e como suplentes: Cleide Aparecida (SP), Flávio Marins (PE) e Maria Isabel Barbosa (MS).
Durante o evento, os capitulares puderam conhecer um pouco da culinária e da cultura paraense com danças folclóricas e o rítmo do carimbó com traços fortes da presença indígena. Os bispos das dioceses de Castanhal e de Abaetetuba, Dom Carlos Verzelettti e Dom José Maia Chaves, respectivamente, estiveram presentes no capítulo e se sentiram honrados em participar de tão singular momento da vida franciscana secular.
A posse dos conselheiros dos novos conselheiros nacionais ocorreu na missa do domingo, 23, com a simbólica passagem de uma vela acesa transferida pelo ministro cessante para o ministro eleito que a repassou para os demais conselheiros eleitos. “Agradeço a confiança dos irmãos em ter me escolhido para mais esse serviço à Ordem e ao Reino de Deus. Espero corresponder com as expectativas, pois como fui vice-ministro no conselho anterior, sei que temos muitos desafios pela frente”, declarou Vanderlei Suélio.
Após a missa, os trabalhos prosseguiram com a apresentação do relatório de atividades da Juventude Franciscana (JUFRA), votação das prioridades para o triênio de 2015-2018 e a aprovação das novas prioridades que, posteriormente, serão publicadas na página da OFS. Os capitulares também definido que o próximo Capítulo Avaliativo está previsto para ser realizado nos dias 17 e 18 de março de 2017, em Curitiba (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário