Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

04 outubro 2013

Dia de São Francisco de Assis.

Olá irmãos, Paz e Bem.
Segue abaixo mensagem do nosso Ministro Nacional pelo Dia de São Francisco de Assis.






Escreve que eu abençôo todos os meus irmãos que estão na Ordem, e bem assim todos os que nela entrarem até ao fim dos séculos.” ( Francisco, Testamento de Sena).
Caríssimos Irmãos e Irmãs, Paz e Bem!
                   Todos os anos, quando da proximidade da festa litúrgica do nosso Pai Seráfico Francisco, me vêm à mente e ao coração, a gratidão a Deus por nos ter dado tão grande pai espiritual: homem de “carne e osso”, que viveu as desventuras da juventude de sua época, mas que teve a grandeza de se entregar totalmente ao Senhor; o AMOR QUE NÃO É AMADO.
                  Somos os seus filhos, aqueles que, como ele (Francisco), foram chamados pelo Senhor para viverem no mundo a mesma entrega. A loucura de ser de Deus. De se encontrar e conhecer ao Senhor. Se apaixonar e amar. Viver a sua vida como Francisco fez com tanta vontade e amor: Deus, nosso Senhor, quis dar a sua graça a mim, o irmão Francisco, para que começasse a fazer penitência; porque, quando eu estava em pecados, parecia-me muito amargo dar com os olhos nos leprosos; mas o mesmo Senhor, um dia, me conduziu ao meio deles e com eles usei de misericórdia.  E ao afastar-me deles, o que antes me parecera amargo, converteu-se para mim em doçura de alma e de corpo: e em seguida, passado um pouco de tempo, saí do mundo”. (Francisco, Testamento).
                      Apesar de Francisco dizer em seu Testamento que saiu do mundo, no que deve ser entendido por nós como estar no mundo, mas não ser do mundo, nossa Missão se dá justamente no “mundo”, na nossa secularidade. É justamente pelo testemunho de vida no Cristo ressuscitado, que poderemos fecundar o mundo. Para isso, Francisco mesmo nos diz qual o nosso testemunho diante dos homens: tão grande fé na sua Igreja; tanta e tal fé nos sacerdotes que vivem segundo a norma da santa Igreja romana; não vejo coisa alguma corporalmente, neste mundo, daquele altíssimo Filho de Deus, senão o seu santíssimo Corpo e Sangue;  os escritos que tiverem os seus santíssimos nomes e as suas palavras, onde quer que os encontre em lugares impróprios, quero recolhê-los, e peço aos demais que também os recolham e os coloquem em lugar decente; aos que nos ministram as santíssimas palavras divinas, devemos reverenciar e venerar, como a quem nos comunica espírito e vida; o Senhor me deu o cuidado dos irmãos, ninguém me ensinava o que devia fazer; mas o mesmo Altíssimo me revelou que devia viver segundo a forma do santo Evangelho; nada mais queríamos ter; os irmãos trabalhem em mister honesto. 21 E os que não sabem, aprendam; não pela cobiça de receber o preço do trabalho, mas para dar bom exemplo e para repelir a ociosidade; se hospedem sempre como peregrinos e estrangeiros; firmemente quero obedecer; isto é uma recordação, aviso e exortação e o meu Testamento, que eu, o irmão Francisco, pequenino servo vosso, faço para vós, meus ir-mãos benditos, com este fim: para que mais catolicamente observemos a Regra que ao Senhor prometemos.”  (Francisco; Testamento)
                  A todos nós que sentimos o chamado do Senhor de vivermos seu evangelho segundo os exemplos de Francisco de Assis, sentimos agora a alegria de festejá-lo. Não com palavras e vivas, mas com nossa própria vivência daquilo que nos dispusemos viver com a aceitação da vocação franciscana, confirmada pela nossa Profissão da Regra. Está é nossa verdadeira festa de São Francisco. Não de um dia só, mas para todos os dias de nossas vidas. Francisco é um grande Santo, pois foi um grande homem.
                  Termino desejando a todos um feliz dia de São Francisco neste 04 de outubro, reiterando o desejo de felizes dias de São Francisco na vida e vivencia de cada um de nós.
                  E todo aquele que estas coisas observar, no Céu seja cheio da bênção do Altíssimo Pai celeste e na terra seja cheio da bênção do seu Amado Filho, do Espírito Consolador, de todas as Virtudes do Céu e de todos os Santos.  E eu, o irmão Francisco, pequenino servo vosso, quanto posso vos confirmo dentro e fora esta santíssima bênção. Amem.
               Que Deus nos ajude neste santo propósito.
               Um abraço de felicitação a todos.
Antonio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt, Ofs      

Nenhum comentário: