Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

22 julho 2010

Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos



Santa Teresa (ES), 22 de julho de 2010.

Paz e bem!

Com imensa alegria e júbilo, venho participar-lhe que, hoje, durante a Celebração de nosso XI Capítulo Provincial, na Fraternidade São Francisco de Assis, Santa Teresa-ES, foram eleitos os frades que, durante este triênio (2010-2013), coordenarão as atividades fraternas da Província Nossa Senhora dos Anjos do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O novo Governo Provincial ficou assim constituído:

Ministro Provincial: Frei Jorge Luiz de Oliveira (reeleito)
Vigário Provincial: Frei Luiz Carlos Siqueira (reeleito)
2º Definidor Provincial: Frei Luiz Fernando Turque Duarte
3º Definidor Provincial: Frei Paulo Roberto Gomes
4º Definidor Provincial: Frei Clenilton Pereira (reeleito)

Despeço-me com fraternas e afetuosas saudações, em Cristo Jesus, na Virgem dos Anjos e no Pai São Francisco, pedindo-lhe orações em favor dos irmãos eleitos e reeleitos.


Frei Edcarlos Mário Hoffman
Secretário do Capítulo

18 julho 2010

São João de Meriti: Fraternidade realizou o seu retiro


A Fraternidade São João de Meriti realizou, nos dias 10 e 11 de julho de 2010, na casa "Nosso Lar", Belford Roxo (RJ), o seu Retiro anual.

Além dos irmãos e irmãs da Fraternidade local, o retiro contou ainda com a presença de duas irmãs da Fraternidade N. Sra. da Imaculada Conceição, de Nilópolis (RJ), Cleildes e Arlete; da irmã Paulina, ministra da Fraternidade Apóstolo São Pedro, do bairro carioca de Cavalcante; e da irmã Maria Tereza Ribeiro, da Fraternidade Santo Antônio, do Largo da Carioca, Centro da cidade do Rio de Janeiro.

O pregador do retiro foi o Fr. Alessandro Guedes, OFMConv., Assistente da Fraternidade Santo Sepulcro, do bairro carioca de Cascadura.

O tema abordado por Fr. Alessandro foi “Senhor que queres que eu faça? Da inquietude e da busca a existência a conversão".

Frat. São João de Meriti




Como foi a Jornada Franciscana

No dia 04 de julho, no Colégio Maria Raythe, bairro carioca da Tijuca, aconteceu mais uma Jornada Franciscana da Família Franciscana dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Fr. Vitório Mazzuco, OFM, fez sua exposição sobre o tema "Testemunhar Jesus Cristo hoje, no perfil de Francisco e Clara de Assis".

Durante a celebração eucarística que se seguiu, foram apresentados os irmãos que conduzirão o Regional da FFB. A Jornada foi então concluída com a partilha de um delicioso almoço. Participaram do encontro mais de cento e cinquenta irmãos.


Com informações do blog da Frat. N. Sra. das Graças, de S. Gonçalo (RJ).





03 julho 2010

Encontro de Conselhos do Segundo Distrito, em Quissamã

“Quando sonhamos sozinhos é só um sonho; mas quando sonhamos juntos é o início de uma nova realidade”
Dom Helder Câmara

Em nome da suma Trindade e da santa Unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo” Amém. (CO)

A todos os queridos irmãos [do Segundo Distrito] Paz e Bem em Nosso Senhor Jesus Cristo.

No próximo dia 24 de julho (sábado) teremos o Encontro de Conselhos do Segundo Distrito, que este ano acontecerá na Fraternidade Nossa Senhora do Desterro em Quissamã (RJ), sito a Igreja matriz Nossa Senhora do Desterro.

É muito importante que todos os conselheiros estejam presentes para podermos assim partilhar nossas experiências, sonhos e ouvir nossos irmãos e irmãs para construirmos uma nova realidade para nossas Fraternidades.

Como gesto concreto deste encontro pedimos aos irmãos que tragam um quilo de alimento não perecível para ser doado a uma instituição de caridade local.

PROGRAMAÇÃO

09h00. Café

10h00. Celebração Eucarística

11h00. Palestra (Fraternidades: Nossas Riquezas)

12h00. Almoço - R$10,00 (dez reais) e será servido no local.

13h00. Dinâmica

13h30.Grupos por Função

14h15. Plenário

15h00. Encerramento


Mãos a Obra.

Do seu irmão em Cristo e Francisco,

Helio Gouvêa
Ministro Regional

Semeando o Carisma Franciscano

“Irmãos, minhas Irmãs/ Vamos cantar nesta manhã/ Pois renasceu mais uma vez/ A criação das mãos de DEUS.”

Com o canto foi iniciada a manhã de reflexão, no dia 26 de junho, na Paróquia da Imaculada Conceição e São Sebastião, no bairro do Engenho de Dentro, cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A assessoria para a reflexão foi feita pelo Fr. Vitório Mazzuco, OFM, com o tema “O acolhimento sob o olhar franciscano”, que foi fraternalmente saudado pelo pároco, Padre Leandro Cury - que tem sido um grande incentivador da divulgação do carisma franciscano na paróquia, apoiando todas as iniciativas e sugerindo algumas ações.

O vice ministro da Fraternidade Regional, Arion Fernandes, participou do encontro e foi presença marcante em vários momentos.

Ao final, surpreendendo, tocando violão, Frei Vitório, foi o “regente “ de um coral, cantando o refrão da Oração de São Francisco, em italiano. Ele nos disse: ”vamos cantar na língua de São Francisco, usando o idioma italiano”! Não existem palavras para descrever o brilho nos olhos dos participantes ao ouvirem frei Vitório falar do nosso Carisma Franciscano.

Sem dúvida o encerramento foi muito apropriado, pois durante toda a manhã ele nos ajudou a refletir, e semeou em nós o encantamento de aprender a falar, a cantar e a viver na” linguagem” e na vibração de São Francisco.

O Encontro, que contou com um lanche fraterno e partilhado, foi promovido pelo grupo de Espiritualidade Franciscana existente na paróquia e pelo Ministério do Acolhimento.

O grupo de Espiritualidade Franciscana, do qual fazem parte irmãos do Ministério do Acolhimento e outros simpatizantes, tem se reunido desde o final de 2009, todos os terceiros domingos, às 8 horas, animado por 6 irmãos professos das fraternidades de São João de Meriti, Rio Comprido e do Convento Santo Antônio, com o apoio da Conselho Regional. No primeiro domingo de cada mês promove a venda do “Bolo de São Francisco”, cuja renda tornou-se uma pequena contribuição para as obras da Capelinha de Nossa Senhora da Paz, na paróquia.

Maria Conceição Messias

JUFRA Sudeste 2 recebe visita do Secretário Fraterno Nacional



O Secretariado Fraterno Regional da JUFRA Sudeste 2 (RJ e ES) recebeu, no dia 20 de junho, Visita Fraterna do novo Secretário Fraterno Nacional, Alex Sandro Ferreira. O encontro foi realizado no Convento de Santo Antônio, do Largo da Carioca, centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Durante a Visita, entre outros assuntos, foi citado o importante trabalho de despertar da JUFRA no Estado do Espírito Santo, onde já existe uma fraternidade iniciante na cidade de Vila Velha, A mesma já está em processo de oficialização e já apresenta sinais de que será uma grande fraternidade; primeiro passo para o nascimento da JUFRA que até então não havia dado frutos nessas terras.

"Acreditamos que o Regional Sudeste 2 hoje tem muito a construir e crescer; apresenta uma visão madura de sua realidade e uma disposição no serviço do Reino, visualizando um futuro de esperança e mudança da sociedade por meio da JUFRA", declarou Alex Sandro Ferreira, Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil.

Veja no site da JUFRA Sudeste 2, o relato completo da Visita Fraterna.