Esta página é para divulgação dos eventos do Conselho Regional e das Fraternidades que compõe este Regional. Sejam todos bem vindos! Paz e bem!

25 abril 2010

Escola Permanente de Formação no 3º Distrito

Aconteceu no dia 24 de abril, o primeiro encontro da escola permanente de formação do 3° Distrito, que teve a presença de 19 irmãos e irmãs representantes das Fraternidades; com destaque para a presença dos irmãos Ministros e Vice-ministras recém eleitos das Fraternidades de Santo Sepulcro (Cascadura, Rio de Janeiro) e São João de Meriti.

18 abril 2010

Novo Conselho em Araruama

A Fraternidade “São José”, de Araruama (RJ), celebrou na manhã deste Domingo, dia 18 de abril, o seu Capítulo Eletivo.


Foram eleitos: Marcos Araújo, Ministro reeleito; Maria Nazaré Costa, Vice-ministra; e as demais conselheiras: Isabel Silva, Celia Quintanilha, Maria Elisabel Araújo, Saionara Siqueira, Maria Selma Fernandes e Izoete da Silva.

O Capítulo foi presidido pelo Coordenador Regional para o 2º Distrito, Fernando Santos; na companhia do Fr. Fernando de Araújo Lima, OFM.

O Senhor sempre ilumine esses irmãos e irmãs que assumem, por um triênio, o serviço de disponibilidade e responsabilidade em favor de suas respectivas fraternidades.

12 abril 2010

Fraternidade N. Sra. Aparecida realiza sua primeira Lectio Divina em 2010

A Fraternidade Franciscana Secular da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis (RJ), realizou a sua Primeira Leitura Orante da Bíblia.

A Fraternidade visitará mensalmente duas casas, levando a reflexão da Palavra de Deus e as imagens de São Francisco e Santa Clara.

Em um primeiro momento serão visitados os irmãos que encontram-se no Serviço de Enfermos e Idosos (SEI).

Essa ideia foi apresentada ao ministro da Fraternidade local pelo Ministro Regional, Hélio Gouvêa, que colocou a importância desse tipo de trabalho para o despertar de novas vocações para a OFS. Logo após tomar conhecimento dessa conversa, o Conselho local decidiu adotar tal ideia.

O primeiro encontro foi na casa do irmão Joaquim e da irmã Cecília; casal muito dedicado a causa franciscana. O querido irmão foi acometido e um acidente vascular cerebral em janeiro e está afastado das atividades da Fraternidade desde então.

Convidamos a todos para o próximo encontro com Francisco e Clara no dia 30/04, na casa da irmã Tamara Barreto - que também encontra-se enferma.

Maiores informãções: familiafranciscanainsanil.blogspot.com

A todos Paz e bem!!!

Jefferson Machado

11 abril 2010

Fraternidade do Rio Comprido lança o seu blog

A Fraternidade Franciscana Secular São Francisco de Assis, do bairro carioca do Rio Comprido, lançou hoje o seu blog; e a primeira postagem é sobre a Visita Fraterna do Regional, recebida hneste Domingo.

Confiram:


Paz e Bem!

07 abril 2010

Donativos para os desabrigados do Rio de Janeiro e de Niterói

Nossa irmã Kátia Sodré, Ministra da Fraternidade de Santo Antônio, do Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, partilha conosco a mensagem que recebeu da Prefeitura do Rio de Janeiro:

'Leve sua doação aos desabrigados a Praça Cruz Vermelha, Centro.
Itens urgentes: colchonetes, fraldas, leite em pó e roupas de cama. Prefeitura RJ.

Por favor, divulguem para o maior número de irmãos.
Paz e Bem!


O site da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que “o plantão está funcionando durante 24 horas e os donativos devem ser entregues na Praça da Cruz Vermelha, nª 10, Centro do Rio”.


Dez unidades da Guarda Municipal também recebem donativos:

•Centro: no Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura - Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova)
• São Cristóvão: na sede da Guarda (Avenida Pedro II, nº 111)
• Botafogo: na base operacional da GM-Rio (Rua Bambina, nº 37)
• Barra da Tijuca: na 4ª Inspetoria (Avenida Ayrton Senna, nº 2001)
• Madureira: na 6a Inspetoria (Rua Armando Cruz, s/nº)
• Praça Seca: na 7ª Inspetoria (Praça Barão da Taquara, nº 9)
• Lagoa: 2ª Inspetoria (Rua Professor Abelardo Lobo s/nº - embaixo do viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças)
• Bangu: na 5ª Inspetoria (Rua Biarritz, s/n)
• Tijuca: na 8ª Inspetoria (Rua Conde de Bonfim, nº 267)
• Campo Grande: na 13ª Inspetoria (Rua Minas de Prata, nº 200)

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br


NITERÓI

A Prefeitura Municipal de Niterói, no "Boletim do inicio da noite desta quarta-feira, dia 07/04", também informa que "as doações de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal, colchonetes e água podem ser encaminhadas para o Clube Canto do Rio, no Centro".


A Fraternidade Franciscana Secular da Região Sudeste 2 se solidariza com as vítimas das chuvas desse início de Outono, invocando a intercessão de nossos padroeiros para que cessem as calamidades e para que se renove a força do povo de Deus diante das dificuldades.

01 abril 2010

Capítulos no Primeiro Distrito

O último fim de semana foi Capítulos Eletivos no primeiro distrito da Fraternidade Regional Sudeste 2 da OFS do Brasil.


TERESÓPOLIS

A Fraternidade “São Leopoldo Mandic”, de Teresópolis(RJ), celebrou o seu Capítulo Eletivo no sábado, dia 27 de março.

Foram eleitas: Maria de Lourdes Viviani, Ministra; Iraci Barbosa, Vice-ministra; e Armanda Maria Coelho, Coordenadora de Formação. E as demais conselheiras: Eliane Toste, Maria de Fátima Amorim, e Ivone Lobato.

O Capítulo foi presidido pela Coordenadora Regional para o 1º Distrito, Maria Tereza da Conceição Ribeiro; na companhia do Fr. Carlos Roberto Quinelato Penha, OFMConv.


RIO DE JANEIRO

No Domingo, dia 28 de março, foi realizado o Capítulo da Fraternidade “Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência”, do bairro Usina, Rio de Janeiro (RJ).

Foram eleitos: Olter Portela, Ministro; Valéria Pinheiro, Vice-ministra; e Maria José da Silva, Coordenadora de Formação. E os demais conselheiros: Carlos Alberto Pinheiro, Cornélia Barbara Warsitz, Jesilda Soares, e Wagner Walter da Silva.


O Capítulo foi presidido pela Coordenadora Regional para o 1º Distrito, Maria Tereza da Conceição Ribeiro; na companhia do Fr. Fernando Lima, OFM, Assistente Espiritual Regional, e de Arion Silva, Vice-ministro Regional.


O Senhor ilumine sempre esses irmãos e irmãs que assumem, por um triênio, o serviço de disponibilidade e responsabilidade em favor de suas respectivas fraternidades.

Festival de Música

O Primeiro Festival de Música Franciscana e Clariana da OFS recebe inscrições até o dia 31 de maio.

Confira o cartaz:


Símbolos da Páscoa

Queridos irmãos em Francisco, Paz e Bem!

Gostariamos de compartilhar com os irmãos este pequeno texto...

Abraços fraternos.

Conselho da Fraternidade Franciscana Secular São Francisco de Assis,
Rio Comprido, Rio de Janeiro.

------------------------------------------------------------

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS


Quantas vezes você já recebeu um ovo de páscoa de presente? Mas você sabe o que ele significa? E o que é a Páscoa?

A Páscoa é uma comemoração antiga, de muito antes do nascimento de Cristo, quando ainda não havia o cristianismo.

A Páscoa era comemorada pelos pastores de animais, no hemisfério norte, onde o inverno é muito frio e quando o sol pouco aparece - ao término do inverno e início da primavera, estação do ano em que tudo floresce e a temperatura se toma mais agradável.

Assim, a Páscoa primitiva era a época em que tudo renascia. Por isso, mais tarde, foi associada à ressurreição de Cristo, que aconteceu nesta mesma época do ano.

Para os judeus, que comemoram a sua Páscoa desde mil e trezentos anos antes do nascimento de Cristo, sua origem é diferente. A Páscoa judaica chama-se Pesach, palavra hebraica que significa "passagem", e lembra a passagem de um anjo que teria poupado os judeus da morte pelas pragas que caíram sobre o Egito.

A Páscoa judaica comemora a passagem do povo de Israel da escravidão do Egito para a liberdade na terra prometida, atravessando o deserto do Sinai. Assim, a Páscoa, tal como hoje é comemorada, é uma festa de alegria, de fraternidade. Existem muitos símbolos de Páscoa.

Os peixes, os sinos, roupas brancas, o girassol, o trigo e a uva (pão e vinho) e os mais conhecidos, os coelhinhos e os ovos de chocolate. O coelho simboliza a fertilidade, a fecundidade (capacidade de reproduzir), a multiplicação. O ovo é o símbolo da vida, pois ele carrega uma vida dentro dele. A tradição de se comemorar a Páscoa dando ovos enfeitados como presente começou na Idade Média.

Durante a quaresma, período logo após o carnaval, não se comia determinados alimentos, entre eles os ovos. No domingo, o Domingo de Páscoa, o ovo era distribuído como símbolo da festa, dado como um presente. Para enfeitá-lo, passaram a pintar os ovos, adornando-os como presentes.

Na Rússia, os czares, os imperadores, presenteavam seus familiares com ovos riquíssimos, feitos de ouro, prata e pedras preciosas. Os ovos de chocolate surgiram por volta de 1860 e são usados até hoje, embrulhados em papel de presente e recheados com balas e bombons.


Extraído do Almanaque Santo Antônio, Editora Vozes.